Parte 3: Planejando a Primeira Comunhão dos Filhos – Preparar a ocasião

37 Comentários

Primeira Comunhão

Então está chegando o dia da primeira comunhão do seu filho ou da sua filha! Com certeza você pensa em organizar um dia especial, chamar a família, oferecer um jantar ou um almoço.  Depois de todo um ano (certamente muito mais, se formos levar em conta a primeira vez que você falou com seu filhinho sobre Deus) preparando a criança com as lições do catecismo, os sacrifícios, as orações, os muitos rosários que rezaram juntos, eis que chega o grande momento da primeira comunhão!  Mas o que você tem em mente para este dia? Aqui darei algumas sugestões que poderão ser úteis.

Festa?

Muitos pais planejam dar uma festa do dia da Primeira Comunhão dos filhos. Se isto é conveniente ou não depende do que os pais têm em mente por “festa”; e levando em conta o que se tornou hoje em dia todas as espécies de festas (aniversários, casamentos, etc.) é bom que os pais repensem muitíssimo bem que situação estão prestes a criar neste dia tão especial para a família. Se pensam em literalmente encher a casa com balões, alugar painéis, fazer comes e bebes e chamar uma lista de convidados para confraternizarem, a idéia deve receber um categórico “não” e ser imediatamente deixada de lado. Este tipo de festa, além de inadequada para a ocasião, costuma ser recheada de inconvenientes, tais como música de péssima qualidade, pessoas que bebem demais, bagunça e etc. Não convém, portanto, submeter seu filho, que acabou de receber Nosso Senhor, a um clima de irreverência que retira toda a sacralidade do momento.

Há uma grande diferença entre dar uma festa de Primeira Comunhão e festejar este momento solene. Festejando, você pode preparar um dia inesquecível para todos da família, sem que isso se transforme numa baderna. Primeiramente, embora seja um dia importante, há de se observar que os convidados não precisam ser numerosos. Imagino que muitos pais sintam a necessidade de chamar conhecidos da paróquia, parentes distantes e colegas de trabalho (muitos que nem são católicos) para ver a primeira comunhão dos filhos e depois “comemorarem” com um almoço. Aí está a mesma situação inconveniente da “festa” que descrevemos acima. Precisamos ser razoáveis e nos perguntar a quem realmente dedicaremos este dia: se a nós mesmos, ou a Jesus Cristo que agora também se oferece aos nossos filhos. Por isso, penso que o festejo da primeira comunhão deve ser familiar e íntimo, para que a criança sinta quão especial é este dia.

A ocasião em si – a primeira comunhão na Igreja, durante a missa – já reúne muitos dos conhecidos que a família tenderia a chamar por consideração. Como infelizmente as missas andam barulhentas demais – bandas de rock, grupos que entram dançando com a bíblia – um excelente esforço dos pais seria o de procurar uma paróquia um pouco mais calma e tradicional para que o filho fizesse a primeira eucaristia. Como na Parte 1, indiquei que também seria possível conversar com o sacerdote para que os próprios pais se responsabilizassem por dar o catecismo dos filhos (há mais facilidade de um diálogo desses com um padre de uma paróquia mais séria).

Fora a família, poderiam estar presentes os padrinhos e os amigos (católicos) íntimos da família, para um almoço ou um jantar. No meu post sobre receber amigos para um jantar bem preparado, há excelentes dicas a serem adaptadas para a ocasião. Penso que os detalhes numa mesa bem posta podem fazer a diferença neste dia. Por exemplo, colocar as lembrancinhas ao lado das taças e enfeitar a mesa com pétalas brancas espalhadas. Na foto abaixo, você pode notar como a cadeira em que deve sentar a criança que fez a primeira comunhão foi enfeitada, coberta de branco e com rosas.

Selecionando bem os convidados, para que realmente todo o dia seja uma ação de graças para Nosso Senhor, a família pode planejar uma refeição  leve, com entrada e sobremesa (que pode ser o bolo que geralmente muitos gostam de fazer decorado).  Um cardápio com saladas e peixes seria muito adequado, como salmão, vermelho ou bacalhau. Como bebida, vinho – mas como muitas são as queixas das famílias com relação àquelas visitas que bebem demais e causam desconforto, que os pais estejam muito atentos aos convidados e à moderação.

A roupa da criança

Poucas coisas agradam tanto â mãe numa ocasião como esta do que escolher a roupa de seu filho – especialmente se for uma menina. Algumas paróquias adquiriram a estranha mania de fazer a primeira comunhão com camisetas (!), chegando até mesmo a dizer que são obrigatórias. Isso é mesmo um absurdo, e os pais devem insistir para que os filhos não sejam obrigados a usar essas camisetas horrorosas e transparentes. Além do fato da camiseta ser uma peça masculina que deixará sua princesinha muito sem graça nesse dia, para um menino fazer a primeira comunhão com esta peça é deselegante. Os moços devem vestir terno e gravata – que, por favor, não precisam ser brancos – e as moças vestem lindos vestidos brancos.  Para as meninas, há ainda a escolha do véu, da meia-calça branca, dos sapatos (fechados), além da opção pelas luvas.

Eu criei um álbum com mais de 90 modelos de vestidos e ternos  para a primeira comunhão: Clique aqui.

Abaixo, você vê estes meninos na sua primeira comunhão (detalhe para a fita branca colocada no ombro) muito bem vestidos.

Para a sua filha, há sempre mais idéias, e é mesmo provável que se encontre lindos vestidos brancos em lojas de festas (para alugar, por exemplo), desde que sejam recatados, ou seja, sem nenhum decote (sim, algumas mães têm coragem de colocar suas filhas para comungarem com vestidos que mostram costas, colo, etc.),e que também sejam abaixo do joelho em pelo menos 4 dedos, e com mangas (nada de alcinhas!). Mais fácil, porém, é que se escolha o modelo e o encomende com uma costureira, para que saia exatamente como se deseja. O véu poderia ser de grinalda para esta ocasião, mas também pode ser de renda. Eis alguns exemplos para a sua filha:

Outros detalhes

Há também outros detalhes para este dia especial, como os convites, o livrinho de orações (é muito comum a criança ganhar um livro de orações neste dia, com ações de graça para antes e depois da comunhão, por exemplo), o tercinho branco para se entrar na igreja, os cartões que a família deve escrever para felicitar a criança.

Algo muito importante são os pedidos que a criança fará neste dia, que segundo a tradição, feitos no dia da primeira comunhão, são atendidos por Nosso Senhor. Quando fiz minha primeira comunhão, meus pedidos deram 4 páginas (!), mas com certeza seu filho não precisa ser tão prolixo! Sugira que ele peça claramente a graça de ir para o Céu, bem como a intercessão de Nossa Senhora em seu favor, especialmente na hora da morte.

Há muitas sugestões na internet – principalmente em sites estrangeiros – de lembrancinhas para este dia, como velinhas, terços, medalhas, etc., por isso pesquisar é bom para escolher algo bem criativo.

Espero que essas sugestões tenham servido para que você torne este dia memorável para toda a sua família!

About these ads

37 thoughts on “Parte 3: Planejando a Primeira Comunhão dos Filhos – Preparar a ocasião

  1. olá, minha filha fara a 1ºcomunhão, a missa será num sabado as 18:00hs, oque devo fazer para recepcionar os convidados? Moro em um apartamento muito pequeno nem mesa eu tenho para jantarmos.. me ajudem!!

  2. Salve Maria!
    Creio que a melhor opção para o seu caso, que quer recepcionar bem os convidados, mas não há espaço para que todos sentem à mesa, é uma mesa de frios. Com isso, você serve bem os convidados para o horário e pode apresentar algo sofisticado, em que eles mesmos poderão se servir e se acomodar informalmente. Talvez você possa preparar isso no playground do prédio, se houver. O que você precisa é uma mesa bem decorada, recostada na parede para ganhar espaço para os convidados se aproximarem.

    – Um boa mesa de frios deve ser organizada na ordem em que a pessoa vai começar a se servir: 1 – pães e torradas, 2- patês e 3- os frios fatiados. Tente uniformizar ao máximo os recipientes: se vai colocar as fatias em bandejas de inox, mantenha para todos (ao invés de colocar o queijo no plástico, o salame num prato, o presunto na vasilha rosa)
    – Compre cestinhas de palha para colocar as fatias de pão de forma e torradas, e decore com fitas de cetim branca ou bicos de renda. Forre as cestas com tecido também branco.
    – Se não tiver pratos suficientes, pode alugar ou tentar comprar aqueles pratos descartáveis mais sofisticados, que têm belas decorações.
    – Invista dos detalhes: guardanapos lindos, toalha de mesa impecável, lembrancinhas à vista de todos, copos bonitos.

    Espero que ajude!

    -

  3. Salve Maria!
    Em dezembro, meu afilhado receberá Nosso Senhor Sacramentado pela primeira vez. Ocorre que ele também é um dos organistas de nossa Paróquia, e no dia de sua Primeira Comunhão, ele está escalado para tocar. É de bom tom que ele toque a Missa de sua Primeira Comunhão? Ele me disse que o maior presente que ele quer dar a Jesus neste dia é a sua música: Ele está ensaiando “panis angelicus” para tocar após a Comunhão.

    • Salve Maria!

      Para lhe responder, consultei uma amiga que é musicista e canta em missas (do blog Mulher Católica: http://mulhercatolica.blogspot.com ). Sou da mesma opinião que ela, quando diz que seria bom que seu afilhado não tocasse neste dia. Eis suas palavras: “Primeiro Ponto: é um dos dias mais importantes da vida dele, o dia que ele vai receber Jesus pela primeira vez!… Deve ser um momento de muita intimidade com Deus e recolhimento. Se a gente toca na Missa, a gente desconcentra de várias partes, porque tem que ficar prestando atenção no que tem que tocar. Isso não invalida a Missa, mas é um obstáculo para o recolhimento interior.”

      Pelo fato dele estar ensaiando uma música para depois da Comunhão, penso que ele teria pouco tempo para fazer a Ação de Graças – e que emoção ele terá ao receber Jesus Cristo pela primeira vez! Penso que os dois têm muito o que dizer um ao outro, pois a tradição diz que todos os pedidos feitos na primeira comunhão são atendidos por Nosso Senhor. Recomendo que ele peça muitas, muitas coisas – na minha primeira comunhão meus pedidos deram mais de 4 páginas! 40 minutos não foram suficientes para todo o recolhimento que eu gostaria de ter naquela ocasião, e só saí da igreja porque ela fechou! Singular é este dia – em que nos vemos dispostos a fazer 1 hora de ação de graças! Quisera sempre encontrar minha alma com tal disposição.

      Entendo que ele queira dedicar a Nosso Senhor uma linda música – mas a primeira comunhão é o dia em Jesus nos dá o presente – Ele mesmo – e seria até mesmo injusto competir com isto! Jesus Cristo certamente aguarda o momento de finalmente unir-se com seu afilhado, de modo que o melhor presente já será dado de qualquer forma: um templo puro, após uma boa confissão, para ali Jesus repousar. A música poderia ser oferecida no Domingo seguinte ou em alguma outra missa. É esta a sugestão que dou.

      A Paz e volte sempre!

  4. Olá, Luciana!

    Eu e minha família fomos convidados para a Primeira Comunhão do filho de um amigo do meu marido e fiquei na dúvida sobre o quê levar, pois acredito que seja de bom tom levar um presente para a criança (um menino de 10 anos). Estou certa?
    O que vc sugere que eu leve?

    Desde já, agradeço sua atenção!
    Abraços,
    Elaine

    • Salve Maria, Elaine!

      Acho boa a idéia de levar um presente – apenas lamento que tenham tão poucas opções para meninos desta idade. Creio que – por conta da ocasião – o menino já receba 1 terço e um livrinho de orações. No caso, imagino que dar um presente religioso vá depender muito da educação católica da criança. Você pode dar um livro, embora deva prestar bastante atenção para dar uma boa literatura. Recomendo: As crônicas de Nárnia, Os contos de Grimm, títulos de Julio Verne, títulos de Dr Seuss (como Horton e o mundo dos Quem!). Há livros infantis que falam de diversos temas de forma educativa, como livros sobre fatos históricos, animais, cultura geral. Alguns são atrativos e vem com ilustrações interessantes. Pode ser uma boa opção – meninos são curiosos e visuais. Você poderia levar um jogo de xadrez ou algum outro jogo de tabuleiro (evite jogos eletrônicos e observe o tipo de jogo, para que faça uma escolha interessante).
      Espero que ajude!
      Salve Maria Santíssima!

  5. Salve Maria!Luciana,
    Meu vestido de 1ª Comunhão é a coisa mais linda, eu tenho até hoje,como uma relíquia,guardo com muito carinho.

  6. Salve Maria!
    É hoje o grande dia no qual Nosso Senhor se unirá pela primeira vez ao meu querido afilhado! Ele está muito ansioso… e eu também… Ontem, fui eu que preguei às crianças, preparando-as para a Confissão. E, conforme a sua sugestão, para que ele viva intensamente este momento, eu irei tocar durante a Santa Missa. Após a S. Missa, vamos oferecer às crianças e a suas famílias um singelo chá de confraternização, no salão paroquial. Como presente para que ele recorde este dia inesquecível, lhe darei um terço vindo do Santuário de Fátima, e o mesmo livro que meu padrinho me presenteou no dia de minha primeira Comunhão: “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupèry. Muito obrigado pelas sugestões!

    • Salve Maria!
      Fico imensamente feliz em saber que hoje é o dia especial! Realmente o senhor como padrinho dará um grande presente ao seu afilhado fazendo com que ele possa dedicar total atenção a Nosso Senhor Sacramentado. E ainda tocará no dia da Primeira Comunhão dele: isto será muito significativo!
      O livro foi muito bem escolhido; há lições muito bonitas nele. Espero que teu afilhado aproveite ao máximo.
      Rezo para que seja sempre um bom padrinho e busque ajudar seu afilhado em toda necessidade, principalmente as espirituais.
      Incluirei teu afilhado nas intenções do meu rosário!
      Em Jesus e Maria,
      Luciana.

  7. Olá, Luciana, Graça e Paz!
    Meu filho fará primeira comunhão em outubro próximo, 29/08, às 9h da manhã.
    Tanto minha família, como a de meu marido, é bastante grande, fiz as contas, ficarão em 46 convidados. Gostaria de oferecer um almoço, o que você sugere? Obrigada

    • Salve Maria,

      eu sugiro que faça uma espécie de festival de massas. Três tipos de massas e três tipos de molhos, organizado da seguinte maneira:
      1. Fettuccini, Penne, Gravatinha, como opções de massa;
      2. Bolonhesa, Sugo, Parisiense, como opções de molhos;
      3. Coloque na mesa recipientes com torradas, queijo ralado, azeite doce.
      No caso, você deve cozinhar as massas no dia anterior à Primeira Comunhão, e depois guardar na geladeira. No dia seguinte, basta esquentar água no momento em que for servir e escorrer o macarrão com esta água; desta forma, ele estará soltinho e como novo.
      Se possível, alugue um rechaud para servir os molhos de forma que eles estejam sempre quentinhos.
      Para a quantidade de pessoas da sua festa, creio que esta é uma opção barata e prática. Massas não precisam de acompanhamentos e sempre agradam.
      Fique com Deus,
      Luciana

  8. boa tarde!
    minha filha fara primeira eucaristia agora dia 22 10 2011
    gostaria de uma sugestao para janta .
    são cinquenta pessoas, sendo minha familia e de meu marido.
    oque devo servir para os convidados.

    horario sera as 18:00 a missa a apos a mesma estarei recebendo os convidados em minha casa .

    aguardo uma resposta sua , me ajude por favor.

    meu e- mail e patricinha201089@hotmail.com
    grat .

  9. E quando alguns membros importantes da própria família não são católicos? No caso, minha sogra, que além de ser espírita faz comentários depreciativos acerca do catolicismo todo tempo. Direta e indiretamente…Tê-la num momento desses, que considero tão significativo, seria ter tb que aguentar poucas e boas, pois ela infelizmente não perderia a chance.
    Adorei o post!
    Bjos.

    • Salve Maria, Francisca!

      De fato não é fácil lidar com estas situações atualmente. Mas, se não houver modo de impedir a presença de pessoas que possam causar incômodo, deve-se fazer o máximo para não lhes dar atenção – se possível até ignorar os comentários depreciativos. Enfim, sei que não é uma situação fácil, mas a pessoa em questão poderia querer reverter a situação e te acusar de tê-la destratado, caso você não a convidasse para a cerimônia da Primeira Comunhão, etc.
      Espero ter ajudado.
      Em Jesus e Maria,
      Luciana

  10. Minha filha fara primeira eucaristia agora dia 13 11 2011
    gostaria de uma sugestao para jantar .
    são cinquenta pessoas, sendo minha familia e de meu marido.
    oque devo servir para os convidados

    • Salve Maria, Marcia!

      Infelizmente não tenho tempo hábil de responder a todos imediatamente, nem tempo para preparar cardápios para cada um que me pede sugestões. Por isso, envio um cardápio básico que montei e sugiro que faça variações a partir dele. Penso que já facilita as coisas para você.

      Sugiro que faça uma espécie de festival de massas. Três tipos de massas e três tipos de molhos, organizado da seguinte maneira:
      1. Fettuccini, Penne, Gravatinha, como opções de massa;
      2. Bolonhesa, Sugo, Parisiense, como opções de molhos;
      3. Coloque na mesa recipientes com torradas, queijo ralado, azeite doce.
      No caso, você deve cozinhar as massas no dia anterior à Primeira Comunhão, e depois guardar na geladeira. No dia seguinte, basta esquentar água no momento em que for servir e escorrer o macarrão com esta água; desta forma, ele estará soltinho e como novo.
      Se possível, alugue um rechaud para servir os molhos de forma que eles estejam sempre quentinhos.
      Para a quantidade de pessoas da sua festa, creio que esta é uma opção barata e prática. Massas não precisam de acompanhamentos e sempre agradam.
      Fique com Deus,
      Luciana

  11. Bom dia!!!!!!

    Minha filha ta fazendo a Primeira Comunhão dia 05/2011 ás 08 horas da manhã, o que devo servir para almoço??? Os convidados só são familiares e os padrinhos dela …
    Muito lhe agradeço!

  12. Salve maria Luciana
    Sou catequista e meus catequisandos farão a 1º comunhão dia 03-12-11, estou tentando preparar uma missa bem bonita, o padre me sugeriu algum poema, alguma mensagem ou um cantico para o final da celebração, que voçê me sugere, me ajude, é legal fazer a entrada dos simbolos do eucaristia?
    Meu e mail olinda_sports@hotmail.com
    sou Olinda Bonjour de JI-paraná Ro …

    aguardo ansiosa pela sua ajuda .

  13. Salve Maria Luciana!
    Confesso que estava meio perdida na organização na Primeira Eucaristia da minha filha.Somos católicos praticanticante e essa data sabemos é memorável, entretanto alguns detalhes que recolhi nas suas lindas colocações me deixaram tranquila em fazer questão de organizar tudo conforme a ocasião pede.Deus seja sempre louvado nas suas inspirações!

    • Salve Maria!

      Atualmente se encontra alguns tipos de livrinhos em lojas de editoras católicas. Mas, nem todos são recomendáveis, por causa da doutrina que passam. Então, recomendo que mande fazer em alguma gráfica na sua cidade, com orações escolhidas por você mesma.
      Em Jesus e Maria!

  14. Olá estamos na reta final para a grande celebração do encontro de Jesus com nosso filho que ocorrerá dia 29 de Abril, O colégio sugere a simplicidade nas comemorações em casa e focar neste real encontro criando expectativas cronológica, recadinho na cabeçeira da cama , na geladeira lembrando para que ele se prepare par entregar seu coração e transformar sua vida .

    Pensei fugir do requinte e adaptar uma mesa simples e rústica com era na época o que acham?

    • Salve Maria!

      Desculpe a demora em responder.
      Você pode fazer algo mais simples sim, sem nenhum problema, desde quando fixe para seu filho a importância desta data: ele receberá Nosso Senhor na Eucaristia. A comemoração pode ser singela, mas o significado sempre será enorme! :)
      Fique com Deus!

  15. Elizabeth
    Salve Maria,
    Minha filha vai fazer a 1ª comunhão em maio/2012, as 17hs,ela tem 12 anos e não que fazer jantar, poderia servir aos meus familiares somente um bolo com refrigerante,
    Aguardo sua sugestão,

  16. adorei o que disse sobre as roupas da primeira comunhão, no meu caso, a Igreja disse exatametne que é obrigatório o uso da camisa para todos, meninos e meninas, e somos obrigados a comprar (gostaria muito que as pessoas da Igreja visse o que você escreveu). Mas nem adianta, se você não comprar a camisa, seu filho não faz a primeira comunhão, absurgo mesmo!! concordo plenamente!!

  17. Olá, meu filho irá fazer a 1a comunhão no dia 17/11 as 10h em uma grande igreja. Pensei em convidar os familiares e a minha equipe da ENS, o q vc acha? Estou pensando em confeccionar os convites e lembrancas. Como a missa deve acabar por volta das 12h, penso que o ideal seria eu convidar todos para um almoço.

  18. Muito bom as sugestões para a festa após a Primeira Comunhão, quanto as roupas não concordo, são muito luxuosas, voce tem que ter em mente que nem toda a familia tem tanto dinheiro para fazer um gasto tão absurdo com roupa para um dia. (odia da Primeira Comunhão). Camiseta é sim muito bom e pratico, não deixa nem uma criança humilhada diante da outra em relação a roupa, e o que importa mesmo é a preparação espiritual de cada criança para este encontro com Jesus, e não a roupa, pense nisso.

  19. Sobre as roupas, o que você sugere sobre as crianças que não possue recursos para adquirir um terno ou um lindo vestido branco? Acha correto ter lindas princesinhas se confrontando para ver quem est´´a mais elegante, enquanto outras crianças não conseguem viver o momento porque sente vergonha do traje que está sendo usado? Nesse momento o importante não são as vestes e sim o Cristo que nos reveste.

  20. Adorei as dicas.
    Meu filho vai fazer a 1 comunhão em dezembro em um Domingo as 15hs, e por ser calor não sei o que servir. Acho que umas 17hs estaremos de volta. No aguardo

  21. 04/12/2013 às 09:25 Marinez disse:
    Cara Luciana, saúde, paz e vida, por Cristo, com Cristo e em Cristo,
    Sou Catequista, e estou muito feliz por Deus ter me escolhido para trabalhar na Tua messe sendo educadora da fé. Saúdo a todos os catequistas, minhas orações.
    A felicidade maior é que Domingo Dia do Senhor 08/12/13 — Será a 1ª Comunhão dos 48 Catequizados da Paróquia São João Batista, e na nossa cidade (Salvador), é Dia festivo em honra a Mãe de Deus com o Título Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Praia (Padroeira da Bahia). O novenário é lindo com muitas orações, pregações, músicas orquestradas, corais, recitação do terço e do Oficio de Nossa Senhora e muitas bençãos e indulgências plenárias oferecidas ao povo nas confissões e nas celebrações. Visitemos a Igreja Mãe, situada em frente a Marinha na cidade baixa, próxima ao Elevador Lacerda.
    Deus que faz justiça aos seus escolhidos, faça morada no coração de cada um que ora e participa; e nos catequizado aconteça transformações maravilhosas no Seu tempo.

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s