O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Aproveitando a comemoração de Nossa Senhora do Carmo, dividirei com vocês o dia em que eu coloquei o Santo Escapulário! Foi muito especial; coloquei este ano no Congresso dos Fundadores, juntamente com meu noivo e outros jovens e crianças!

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Muitas pessoas usam  correntinhas-escapulário, mas poucos sabem quantas graças se obtém ao usar dignamente o escapulário de Nossa Senhora. Primeiro, não basta comprá-lo simplesmente e colocar no pescoço – e nem qualquer escapulário vendido serve para a devoção. Lendo o livrinho O escapulário de Nossa Senhora do Carmo (você pode adquirir aqui) pode-se aprender sobre a história do escapulário, bem como ler testemunhos impressionantes sobre santos e leigos que o utilizaram e como todas as promessas se cumpriram!

As principais promessas são: ser preservado do fogo eterno do Inferno e ser liberto do Purgatório por Nossa Senhora, no primeiro sábado após a morte. As condições são: utilizar o escapulário com seriedade, nunca retirá-lo do pescoço, levar uma vida piedosa (guardar castidade segundo o estado), ser devoto de Nossa Senhora, e rezar as penitências impostas pelo padre. No livrinho li que é costume, há muito tempo, que às quartas-feira também se faça abstinência de carne, mas não tenho certeza se é obrigatório.

Coloquei o escapulário com o Pe David Francisquini em São José dos Campos, na quarta-feira de cinzas deste ano. Foi lindo! O padrinho do meu noivo nos deu o escapulário de presente, que precisa ser de lã marrom, café ou preta (ou como quer que se chame estas tonalidades). Não pode, portanto, ser de metal – mas pode ser protegido por material de plástico. A própria pessoa pode fazer o escapulário, recortando as partes quadradas ou retangulares de lã, e unindo com cordão das mesmas cores. O livro que eu indiquei vem com um escapulário, mas a pessoa pode pesquisar na internet e ver o melhor tamanho. Abaixo, meu noivo e eu, prestes a receber as bençãos:

O padre David impôs o escapulário lendo no missal em latim o rito próprio e nos aspergiu com água benta algumas vezes. No fim, ele nos deu a penitência de rezar 7 Pai-Nossos, 7 Ave-Marias e 7 Glórias todos os dias, até o fim da vida. Se por acaso o padre que impôs o escapulário em você não deu nenhuma penitência, significa que deve rezar diariamente o Ofício de Nossa Senhora. Quanta emoção! Foi realmente singular colocar o escapulário, e que mais católicos possam carregá-lo no peito como símbolo de amor à Santíssima Virgem!

Quem usa o escapulário do carmo também participa das boas obras que  toda a ordem do carmo realiza ao redor do mundo. Caso o seu escapulário parta, não se pode dar nenhum nó, embora seja possível costurar de novo. Se precisar de um novo, deve trocá-lo em até 24 horas. Os novos escapulários que colocar durante a vida não precisam ser colocados por padres, pois a benção está em você, não no objeto. De qualquer forma, você pode mandar benzer sempre, que é muito bom carregar algo bento perto do corpo.

A promessa de escapar do Inferno não pode ser obviamente a de se viver como bem quer, como apóstata, e depois achar que não será julgado pela justiça divina. Por isso os santos chamam a atenção para “usar o escapulário com devoção”. Mas é justamente aí que a grande promessa de Nossa Senhora mostra toda a sua misericórdia: sendo bons filhos, nos garante que não morreremos em estado de pecado mortal!

E que dizer do privilégio sabatino? Os santos indicam que terríveis tormentos há no purgatório, cujo fogo arde tanto quanto o próprio Inferno, e que o mínimo sofrimento lá é maior que o pior sofrimento da terra. Também há inúmeros relatos de como o “tempo” após a morte (estaremos na eternidade, então imaginem o que é isso) dá ás almas impressão diversa. Segundo li várias vezes, enquanto para nós aqui na terra se passam 15 minutos, uma alma no purgatório acredita estar sofrendo lá há anos! Tudo depende dos desígnios de Deus, portanto que não nos pareça pouco ser libertos no primeiro sábado após o falecimento! O autor do livro que indiquei também chama atenção para o fato de que nossas penas no purgatório poderão ser longuíssimas! Lembremos que a criança Amélia, umas das amigas dos pastorinhos de Fátima, fora condenada ao purgatório até o fim do mundo! Uma criança! Pensemos nisso!

Confiantes na bondade da Mãe de Deus, que esta devoção seja espalhada por todos, para que mais católicos recebam as graças das mãos daquela que é a Mãe de toda a Igreja, a Porta do Céu pela qual todos terão de passar para entrar no Paraíso: Maria Santíssima!

Abaixo, fotos do grande dia! Como vês, até o príncipe D. Bertrand estava presente quando coloquei o escapulário! Que honra!

Anúncios

17 comentários sobre “O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

  1. Que lindo Luciana!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Todas estavam de véu…. fiquei emocionada!!!!!

    Que linda celebração!!!!

    Parabéns!!!!

  2. Luciana,

    queria saber se aqueles escapulários que se vendem em livrarias e lojas católicas não são válidos… usei muito tempo o de metal, agora uso um desses marronzinhos com as fotos de Jesus e da Virgem colados na madeira com um pedaço de pano na parte de trás…

    Mas lendo agora fiquei na dúvida.
    E quanto a essa penitência… ela é diferente e varia de pessoa pra pessoa né? Porque a minha não foi essa, aí comecei a me perguntar se eu tava fazendo errado rsrs (preciso me emendar, esqueci muitas vezes de rezar :/)

    Mas enfim… suas fotos estavam lindas!
    Todas de véu, de joelhos e modestas.

    Deus te abençoe!

    • Salve Maria Evelyn!

      Os escapulários vendidos em livrarias e lojas católicas são válidos somente se forem de lã nas cores que indiquei. Esta lã pode estar protegida por uma capinha de plástico, mas tem que se ter muito cuidado, pois a grande maioria dos escapulários vendidos assim não tem a lã por dentro, mas somente a foto de jesus, ou um outro tecido qualquer.

      Quanto ao escapulário de madeira, ele não é mesmo válido, ainda que o tecido de trás seja de lã. E isto porque todas as “modificações” para o escapulário foram dadas pela Igreja, o que garante a certeza de que a forma como indiquei é a correta. Por exemplo, a proteção de plástico foi acrescentada depois.
      Foi um papa também que, por causa dos soldados na segunda guerra mundial (que usavam o escapulário de lã, mas que devido às péssimas condições, acabavam virando literalmente um “bolo” de vermes) permitiu que se usasse uma “medalha-escapulário” de metal – mas somente para aqueles cuja condição não permita o uso do escapulário normal. Talvez por causa dessa medalha-escapulário tenha virado moda fazer o escapulário de metal. Mas ele deixou muito claro que só se usasse a medalha de metal quem não pudesse usar a lã, e para confirmar isso ele acrescentou indulgências para aqueles que osculam o escapulário de lã, mas não para os que osculam a medalha de metal.

      Como vê, precisa ser mesmo de lã!

      Quanto à penitência, é o padre que escolhe, e ele pode dar qualquer coisa, desde 1 ave-maria até um rosário. Depende dele!
      Espero ter ajudado!

      Sim, estavam todas mesmo lindas, depois quero postar sobre o Congresso!

      Em Jesus e Maria,
      Luciana

  3. Luciana eu voltei aqui só para parabeniza-la pelo lindo post. Como eu aprendi lendo ele.
    Que Deus continue de abençoando pra que nós possamos aprender mais e mais sobre as coisas do PAI.
    Salve Maria!

  4. Salve Maria, Luciana!
    Obrigada pela informação, e por nós esclarecer sobre o uso do escapulário.
    Você é um grande instrumento nas mãos de Deus e da Virgem Maria!
    Continue com esse trabalho de evangelização! Que Deus te abençõe grandemente e a Virgem Maria!
    SALVE MARIA SANTÍSSIMA!

  5. Salve Maria, sou catolico tradicionalista e gostaria de parabenizar ao blog pelas lindas fotos , ao sacerdote por manter o que Jesus Cristo pede. Gostaria de saber em qual carmelo consigo adquirir o escapulario de pano (iguais das fotos).

    Muito Obrigado , A paz de Jesus !!

    rodrigotomazsouza@hotmail.com

    • Salve Maria, Rodrigo!

      Obrigada pelo comentário. Estes escapulários nós compramos na Livraria Petrus (www.livrariapetrus.com.br); entre em contato com eles para saber se ainda vendem a unidade, ou se estão vendendo de outra forma.
      Em Jesus e Maria,
      Luciana

  6. Luciana, bom dia!
    Adorei a sua observação sobre o escapulário. Ia comprar o de ouro. Onde encontro o de lã , será que nas Edições Paulinas ou Lj Mãe da Igreja eu encontro?
    Adorei suas palavras, me deram força e coragem para poder seguir sempre com N.Sra.Aparecida.
    Ando meio fraca, até desanimada mas quero firmar minha devoção a Senhora Aparecida nossa mãe.. Quero muito ter um filho apesar de ter problema com endometriose.
    Mas para DEUS nada e impossível. Gostaria que vc me orientasse como devo proceder para conseguir tal merecimento. Um abraço , Alaíres

    • Salve Maria, Alaires!

      O escapulário para imposição por um padre deve ser mesmo o de lã. Depois de fazer a imposição, pode ser trocado pela medalha sem problemas. Mas, o primeiro é de lã.
      O único lugar que conheço que vende escapulário de lã é no site da livraria Petrus. Eles vendem um kit: livro sobre o escapulário (que é excelente) e o escapulário do carmo. O link do kit é este: http://www.livrariapetrus.com.br/produtos.asp?produto=725
      Faça um esforço de sempre estar bem disposta com Nossa Senhora, de sempre rezar o terço e outras orações marianas, pois tenho certeza de que Nossa Mãe lhe concederá muitas graças para que se reanime e tenha vontade de praticar bem os mandamentos e atos de piedade.
      Quanto à questão da gravidez, insisto que reze muito a Nossa Senhora para que lhe alcance esta graça: o terço é a arma mais poderosa que temos; e, além disso, procure um bom médico que lhe indique um tratamento. Sei de outras mulheres que passaram por esta situação e encontraram médicos que garantiram que é possível resolver este problema.
      Estou rezando por você, para que consiga tudo de que precisa!
      Em Jesus e Maria!

  7. Seguinte, eu penso em usar o Escapulário, mas estou vendo se começo uma arte marcial de contato físico, dai provavelmente o Escapulário vai rasgar. Dai como eu faço?

    • Você pode retirar no momento da luta, mas não tenho certeza se, morrendo em combate e sem ele, você gozaria dos privilégios. Seria bom consultar um padre.

  8. Luciana,bom dia!
    Tenho enxaquecas que me deixam de cama e preciso de remédios que me fazem dormir muito. Gostaria de saber se nestas ocasiões posso deixar de rezar o que o Padre me indicou,sem perder a Graça. Também gostaria de saber sobre a indulgência que eu receberia ao impor o Escapulário.
    Parabéns pelo blog. Mantenha-se firme neste propósito ,pois é uma linda e eficaz forma de evangelização.
    Ficarei atenta ao seu gentil retorno.
    Abraços
    Tania Moraes de Rodríguez
    ( taniamrodriguez@gmail.com)

    • Salve Maria,
      Se não está em condições de rezar, não tem obrigação.
      Para esclarecer: não se perde a graça por não rezar, isto é, não é pecado mortal. Também não significa que perdeu o privilégio sabatino. Concretamente, você teria de tirar o escapulário e não estar em dia com a fé, ou seja, apostatar.
      Um abraço!

    • Que eu saiba, os privilégios são os que citei no texto, as indulgências adicionais são para quem oscula o escapulário já imposto.

  9. Olá!
    Eu gostaria de saber se, se usar o escapulário sem ter sido imposto por sacerdote, mas só por devoção, não nos vale nada?
    Eu tive imposição via sacerdote há vinte anos. O sacerdote era carmelita descalço, e foi em um mosteiro de monjas, mas o escapulário era desses simples de acrílico. Acho que se não valesse, o sacerdote carmelita saberia…
    Acontece que depois fiquei longos períodos sem usar, isso faz com que para eu participar dos privilégios, eu tenho que passar por nova imposição sacerdotal?
    Desde já agradeço sua atenção!
    Paz e bem!

    • Olá, Meri,
      Hoje em dia é bastante possível que mesmo sacerdotes carmelitas, e bons sacerdotes, no entanto ignorem certas regras para a imposição do escapulário. Mas elas existem, e ao que tudo indica, as regras existem para serem seguidas. Por ignorância, eu creio que Nossa Senhora poderia suprir o equívoco, mas uma vez que você sabe que não impôs o escapulário de lã, o mais confiável era que o fizesse usando o correto. Para isso, basta qualquer padre que possa realizar alguns dos ritos válidos para tal. Na verdade, não lhe custará muito fazer isto, e você ficará então plenamente tranquila com a questão.
      Uma vez que imponha corretamente, ainda que volte a passar um tempo sem usar (esperamos que não), outra imposição não é necessária, mas apenas usar novamente qualquer escapulário válido ou a medalha permitida. Mas para usar a medalha, é necessário antes impor o de lã.
      Espero ter ajudado. Fique com Deus e a Santíssima Virgem.

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s