Atividades para mães e filhas

46395_379291595489753_1440311462_nÉ gracioso ir aprendendo a cuidar de uma menina… quantas coisas são tão próprias às mães e filhas! Alguns costumes permanecem fortes em determinadas culturas (como o Chá das Mães e Filhas, nos Estados Unidos), outros são universais, como ensinar a cozinhar e fazer tarefas domésticas. É fato que muitas atividades, outrora tão populares, estão completamente esquecidas… Isso se deve ao nosso modificado estilo de vida atual, com a desvalorização da educação familiar e domiciliar. Afinal, se vocês não estão juntas (ou juntos) em casa, que há para se fazer? E quando estão, no pouco tempo que lhes resta, não é verdade que há tantas preocupações, por conta de atividades fora do lar, a ponto de não haver ânimo e dedicação para o que seja?

Bem, eu gostaria de dar à minha filha – e filhas, e filhos! – coisas preciosas que são, na verdade, muito fáceis de serem providenciadas… e de maneira natural, ao contrário do que poderiam pensar algumas mães. Não lhes proponho educá-las como se estivessem há 3 séculos atrás, mas sim que busquem valores universais e atemporais – ainda que datem de não sei quantos séculos – em atividades que nada tem de antiquadas, pois podem perfeitamente serem compartilhadas atualmente. 

Pensando nisso, comecei há algum tempo a escrever um livro para a minha filha (e para todas as filhas que Deus me confiar), cujo título é “Atividades para Mães e Filhas“. É bem simples: nele registro algumas atividades que gostaria de fazer com elas; há uma pequena descrição do que pode ser feito tendo em mente alguma em particular – tudo escrito como se fosse um livro para mães em geral. Eis algumas das atividades que selecionei, sendo que alguns tópicos já foram escritos, outros, não:

Enfeitar a casa com flores naturais

Clube do Livro

Novenas (inclui confecção de altar e publicação das músicas e orações a serem cantadas)

Escrever cartas e cartões

Memórias de viagens e diários temáticos

Fazer doces para vender

Adotar Filhos Espirituais

Organizar  agendas

Planejamento de Festas e Jantares (inclui cardápio e arrumação de mesa)

Organizar álbuns (inclui encadernação brochura e técnicas de scrapbook)

Pequenos serviços de costura (principais pontos e mini-projetos)

Etc., etc….

401209_379291455489767_379544776_nPara se ter uma ideia do que se trata, transcrevo uma das atividades, tal como consta no livro (escrito manualmente):

“Enfeitar a casa com flores naturais”

{comentário: uma atividade simples, mas vários anos se passam sem que rosas ou margaridas perfumem nossas casas!}

Leve sua filha à floricultura. Em datas especiais? Certamente. Porém, faça um esforço para superestimar tais datas: desta forma, será um pequeno hábito a ocorrer algumas vezes no ano. Festas em honra de Nossa Senhora são excelente datas para figurar no Calendário das Flores! Aproveite a oportunidade para, sempre que possível, escolher diferentes tipos de flores; esta atividade poderá incentivar a aquisição de belos jarros e vasos próprios para tal. Mãe e Filha se dedicarão a arrumar as flores – e podá-las, se necessário – , colocando-as em pontos estratégicos da casa… o aroma, então, comunicará aos demais membros da família que aqueles são dias especiais!

Penso que cestas de vime serão úteis nas visitas à floricultura: são bonitas e tornarão a atividade ainda mais encantadora! Durante alguns dias, mãe e filha estarão ocupadas trocando a água dos jarros e re-arrumando as flores…

Atividades Complementares:

* Aproveite as pétalas das flores para montar caixas de bombons e oferecer à pessoas queridas. Há também uma variedade de trabalhos artesanais que podem ser feitos, como essências e sabonetes.

* É sempre bem-vindo o costume de levar uma flor ao altar de Nossa Senhora, ou oferecer aos amigos.

***

Você pode pensar em projetos semelhantes – algo como publicações familiares, como estamos fazendo aqui. Não é assim com o livro de receitas, que se torna cobiçado pelas moças da família que se casam, e desejam as receitas da mãe, da avó ou tia? Sim, penso que há coisas interessantes a se fazer tendo em vista esta perspectiva…. vejamos o que sai ainda pela minha família e pela sua!

Anúncios

6 comentários sobre “Atividades para mães e filhas

  1. Que lindo post. Fiquei pensando o quão enriquecedor será para a família e para todas as gerações hábitos como esses, que unem, revelam mais da personalidade de cada familiar, fortalecem a confiança.
    Eu me entristeço muito com o distanciamento que vejo hoje em dia entre os membros das famílias.
    Lindo e inspirador

  2. Quero muito fazer isso! Achei o máximo! Pois tenho uma filha de 15 anos sou mãe solteira e nossa casa é só nossa, mas agora vejo que não temos isso de colocar flores, fazer receitas juntas ou mesmo ler um livro sei lá coisas desse tipo, apesar de nos darmos muito bem, sorrimos muito juntas e estarmos juntas sempre. Mas ainda está em tempo, vou sim começar a fazer isso anotar tudo e por em prática… Obrigada Luciana pela dica tão linda! Isso com certeza tornará nossa relação mais linda do que é.
    Abraço!
    Mª Eliane

    • Está em tempo sim, Eliane, nunca é tarde! Tenho certeza de que você encontrará atividades próprias para a faixa etária da sua filha, além das que você puder se inspirar neste tópico! Agradeço muito pelos seus comentários, especialmente por suas orações! Já estão nas minhas!

  3. Tenho 2 filhas, uma com 2 anos e outra com 10 meses, estou ansiosa para começar com estas atividades. Acho que vai demorar muito tempo, néh?!

    • Olá!

      É, algumas das sugestões, se feitas de maneira mais elaborada (complexa) realmente só dá para serem executadas com crianças mais velhas. Mas, você pode adaptar algumas das ideias e já aplicar com sua filha mais velha. Por exemplo, enfeitar a casa com flores naturais e atividades de decoração podem ser feitas sim com crianças menores. Minha filha tem 2 anos e 8 meses e já fazemos muitas atividades do tipo. É maravilhoso! Tente adaptar e veja se dá certo :)

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s