Orquestra

Todos precisam de orações, e não apenas nas grandes tribulações, porque viver e não estar salvo ainda – com a garantia de permanecer eternamente na companhia de Deus – é um perigo severo. Pelos dois motivos, peço orações pela minha família.

Há várias maneiras de se pedir ou se conseguir orações. As intenções da Santa Missa são as mais valiosas, mas também o são pedidos tais como o meu; novenas, terços e diversas orações; hoje em dia o costume é raro, mas eu já escrevi cartas a  comunidades religiosas, pedindo que algumas das freiras se ocupassem por um período ou toda vida naquelas intenções; é uma lista realmente extensa, e eu não pretendo enumerá-la.

Numa situação muito provada, Deus me mostrou que eu posso colocar toda a Igreja para rezar por mim, num só movimento. Imagino que os eremitas que vivem no deserto sejam os que mais façam uso dessa forma. Quis Nosso Senhor dar de graça a capacidade de acessarmos essa possibilidade, onde quer que estejamos. Todos nós, em tal situação, somos maestros de uma grande orquestra, que se submete a nós magistralmente, bastando a fé, a confiança e o amor. Podemos acessá-la de qualquer lugar, mas pode ser conveniente o silêncio, pois se você notar, verá que os maestros geralmente não admitem ruídos no teatro.

Infelizmente, não entendo muito de música, exceto aquilo que os leigos geralmente sabem: que o maestro comanda, e sabe que estando à frente, todos os integrantes da orquestra prestam atenção nele – e não somente atenção, mas lhe são obedientes (sem hesitar: vê que vantagem terás se estiver em tal posição!) ; que os músicos executam as notas, mas as elevam ou abrandam, de acordo com o movimento das mãos do maestro (pensa nisso como sendo o teu fervor) ; e que é certo que uma orquestra funcionará tanto melhor quanto estiverem todos presentes: e é nesse sentido que se lucra muito colocando toda – toda mesmo, sem exceção – a Igreja numa mesma oração e intenção.

Todo o Céu rezará por ti, seja qual for nele o número dos eleitos. Elevando o coração à Pátria Celeste (cujo ardor em pertencer deve sempre ser renovado) , todos os santos e anjos ouvirão: bastarão tuas poucas palavras para que eles escutem, e se ponham imediatamente a interceder em teu favor. Este é o movimento de mais fácil execução. Mas aí não está toda a Igreja! Esquece-se com frequência das Santas Almas do Purgatório, que muito sofrem e carecem de orações, mas que podem nos ouvir. Pede igualmente que estas almas santas lembrem-se de ti, tanto naquele momento de infortúnio, quanto na hora em que estiverem finalmente libertas!

Quanto ao último movimento, isto é, colocar toda a Igreja militante em oração por você – e, portanto, todos os padres, bispos, comunidades religiosas e todas as ordens que existem, eremitas, consagrados, anacoretas, pessoas que estão sendo martirizadas neste momento, crianças e jovens, tua vizinha e rostos que você jamais verá – é muito fácil. Reza tu pela intenção da Igreja, pois você É Igreja, e se a Igreja reza na intenção dela mesma, é certo que reza pelo problema que você enfrenta agora, muito embora ninguém, a não ser o teu coração e Deus, saiba do que se trata. Não é necessário. Rezando pelas intenções da Igreja o maestro comanda a música e é ele mesmo instrumento que jamais deixará de ressoar neste grande coro criado e sustentado por Deus!

Anúncios

Um comentário sobre “Orquestra

  1. Que maravilhosa dica Luciana!
    Nunca tinha pensado nisso, apesar de sempre ouvir: rezemos pela santa igreja, e agora vendo suas palavras vejo como é lindo a visão de toda igreja: santos, anjos, comunidades do mundo inteiro, inclusive eu, todos unidos em uma só oração. Que fantástico! Obrigada Luciana por me fazer ver além. Que Deus abençoe sempre vc e sua familia.
    Abraço!
    Maria Eliane

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s