Caminho do alfabeto: como fazer

Conheci o Caminho do Alfabeto através do Shower of Roses, que por sua vez, conheceu no blog Serendipity. Trata-se de uma ótima estratégia para crianças em pré-escola e alfabetização, combinada com o método fônico. No blog Serendipity há um extenso tutorial e material de como baixar o método fônico de alfabetização que usa fadas e flores para ensinar a crianças, além de muitas ideias de atividades para cada letra. A Jessica, do Shower… , acrescentou o Alfabeto dos Santos com as crianças dela. De qualquer forma, no nosso caso, o tutorial não pode ser mesmo aproveitado tal como é (já que se trata do aprendizado e letramento em outra língua), mas eu compreendi a ideia, e a partir disso, adaptei o meu próprio Caminho do Alfabeto.

A ideia é bastante flexível e aberta. Você pode combiná-la com um método fônico de alfabetização ou qualquer outro método; pode ser feito com crianças antes da fase de alfabetização, bem como crianças mais velhas. É realmente uma ideia simples e surpreendente, e o melhor: você mesmo, mãe , pai ou professor, montará o programa de acordo com as necessidades e gosto das crianças.

E como é esse programa? De A a Z, percorrer o alfabeto e dedicar algumas semanas para cada letra. Em 1 ano, seriam mais ou menos 2 semanas para cada letra do alfabeto. Você pode aumentar um pouco os dias de cada letra, se quiser, e aumentar a duração do caminho, para 1 ano e meio ou 2 anos. Ou diminui a duração de algumas letras, para compensar outras (ou seja, ficar 20 dias trabalhando a letra B, bastante ampla, e apenas 1 semana trabalhando o K).

Concretamente falando, você vai eleger assuntos, coisas, Santos de devoção, livros, e tudo mais o que se passar pela sua cabeça, relacionado à cada letra do alfabeto. Nas semanas dedicadas a letra A, você apresenta para seu filho as atividades relacionadas.

Por exemplo: pegue papel e caneta. Escreva todas as letras do alfabeto deixando algumas linhas de espaço e faça o primeiro esboço do seu programa. O que você gostaria de relacionar com a letra A? A de amor, de avião, de Santo Antônio, de altar, de Ave-Maria, de Alice no País das Maravilhas, de amizade…

B de Bíblia, de boneca, de bolas de sabão, de São Bento, de bicicleta, de biscoitos, de Branca de Neve…

C de Cruz, de Cinderela, de carrossel, de circo, de coração, de criança, de carinho…

Pegou o espírito da coisa? É literalmente, tudo o que você quiser, sonhar e achar relevante.

Terminado o esboço do seu programa, com todas as letras, você pode começar a pensar nas atividades possíveis para todas as coisas maravilhosas que você listou. Tudo muito simples, de acordo com as suas possibilidades. Uma das maravilhas desse programa é que ele se adapta facilmente à sua rotina e é flexível de todos os pontos de vista: horários e oportunidades.

Na prática, se o que eu listei acima fosse de fato o meu programa, eu poderia fazer da seguinte forma: trabalhando a letra A, faria atividades simples, como treinar com meus filhos o contorno da vogal, usando exercícios de cobrir, colorir, “fazer” a letra A com massinha de modelar (esses seriam os exercícios comuns que eu faria com o alfabeto todo). Nessas semanas, contemplaríamos, de alguma forma, os itens que eu listei no meu programa. Ler uma versão infantil de Alice, apresentar a história de Santo Antônio com um santinho de recordação, ler um conto sobre o valor da amizade, aprender a fazer aviãozinho de papel; na letra B faríamos bolas de sabão numa tarde, leríamos diariamente um trecho da bíblia em voz alta, faríamos biscoitos no fim de semana…. tenho certeza de que se der asas à minha imaginação estarei fazendo teatro de fantoches na letra T ou F; levarei as crianças ao museu na semana dedicada à letra M; explicarei o que faz o Papa ou como se faz pão ao estudar o P, com muitos poemas; iremos ao zoológico, cinema, etc., etc.

A essa altura, imagino que você não só compreendeu o Caminho do Alfabeto, como já está tendo ideias completamente próprias, que torna-o ainda mais especial!

Nos Estados Unidos, eles fazem praticamente tudo de A a Z. São completamente ligados nessa história de “alfabeto”, de modo que há livros e livros sobre os mais variados temas que propõem percorrer de A a Z determinado assunto. Por exemplo, conhecer a Grécia de A a Z (A para arena, G para gladiador, Z para Zeus, só para dar algumas ideias) ou cada estado do país de A a Z (digamos que você esteja estudando a Bahia e coloque acarajé, baianas, Elevador Lacerda, Senhor do Bonfim na sua lista). Como você pode ver, a ideia do caminho do alfabeto pode ser aplicada em praticamente tudo e é interdisciplinar. Você trabalha diferentes habilidades e áreas do conhecimento. Dependendo do nível de educação do seu filho, você pode fazer o Caminho mais ou menos desenvolvido, como atividade complementar ao currículo de estudo ou como única forma (porém bastante plural) de aprender naquele ano (o que é uma ideia ótima para crianças pequenas).

Eu sugiro uma navegada nesses posts da Jessica, caso você não tenha conseguido visualizar, ou queira ter mais ideias. Aqui há muitos exemplos.

Estarei ajudando minha queria comadre no ano que vem, pois ela pretende colocar o Caminho do Alfabeto em casa com seus filhos de 3 e 5 anos. Eu pensei em fazer com Lupita também, mas como penso em explorar mais atividades sensoriais, deixei para o outro ano (e Dimi pega a carona). De qualquer forma, a medida do possível, desenvolvo mais do conceito aqui no blog. Boa diversão e aprendizado!

4 comentários sobre “Caminho do alfabeto: como fazer

  1. Luciana excelente! De fato já visitei varias vezes o site “shower of the roses” mas não compreendia bem a idéia. Aliás as suas postagens sobre educação são muito esclarecedoras, o método fônico, a questão de São Nicolau…a sugestão de atividade para advento e Natal!!! Parabéns! Tenho um filho de 2 anos que vou aplicar esse “Caminho do alfabeto!”

  2. Luciana minha querida, mais uma vez parabéns. O blog está muito apelativo e é otimo conseguires actualizar mais vezes o blog (ainda para mais com o bebé tão pequenino) e as tuas sugestões são mesmo maravilhosas. Não conhecia o Shower of roses… mais uma vez para mim, foste ferramenta de Deus. Deus seja louvado.
    Um beijinho grande
    Ana

  3. Primeiramente, amei o novo layout do blog, ficou muito mais alegre e com cara de “criança pequena”, isso me faz imaginar o seu atual estado de espírito que deve estar cheio de alegria com seus filhinhos. Sobre o post eu amei a ideia, pois eu sempre me pego imaginando no que fazer quando eu casar e tiver meus filhos.

  4. Nossa Luciana! Como amo seus posts! Olha só estou me formando em pedagogia e ano que vem se Deus permitir me casarei e provalvemente tereir filhos kkk já tenho uma e infelizmente não tive muito tempo pra ela por ser mãe solteira e tb por conta do trabalho e falta de prática com essas coisinhas, mas sempre tive vontade de fazer tudo isso até pq meu sonho era ser pedagoga e agora estou preste a realizar apesar ainda da falta de prática e o medo tb, mas muito animada e confiante que poderei realizar o que Deus me permitir… até pq meu proposito é de sempre esperar no Senhor deixar que as coisas aconteçam naturalmente… o fato é q estou amando o que posta aqui tem me ajudado não só como pedagoga mas como mãe e esposa… Obrigada Luciana!

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

