Mais ideias para o Caminho do Alfabeto

Desculpem o hiato  nas postagens, mas estava um tanto ocupada planejando coisas para este ano… mal consigo crer que já estamos na metade do mês. O jeito é ir fazendo as coisas, pois já vi que 2014 vai passar ainda mais rápido!

Algumas pessoas me escrevem perguntando sobre o Caminho do Alfabeto e querem ideias… é muito fácil desenvolver uma lista criativa: basta você pensar em diferentes áreas do conhecimento: história, geografia, ciências, literatura, astronomia, música: o alfabeto é o pretexto que você precisava para ensinar coisas diversas [e criativas].

Por exemplo: ao invés de selecionar muitas atividades para uma letra, você pode selecionar cidades ou países; escolhe-se, por exemplo J de Japão, e há uma infinidade de coisas para se fazer.

– Mangás, origami, bonecas de papel e de porcelana, artes marciais, quimono, hai kai, filmes, desenhos, livros, e muito mais!

d2ae98891489d2757df3a1c4d7da7e43

Este guia ilustrado mostra o dia-a-dia de uma criança do outro lado do mundo. Yumi, uma simpática japonesinha de sete anos, nos convida a conhecer um pouco da cultura de seu país. Por Etsuko Watanabe.

Se sua filha gosta de ballet, poderá levá-la ao teatro para ver peças (veja a  programação das principais escolas de ballet da cidade), além de incluir muita literatura sobre o tema, como a coleção “Os mais belos balés para crianças”, da Editora Salamandra, entre diversos títulos.

c7e5f67242b2cb9793e879f192a69aa7

“Você vai descobrir como surgiu o balé, quem criou a sapatilha de ponta, quem são os mais famosos bailarinos, a origem das grandes companhias, e ainda poderá ouvir as principais músicas compostas para os balés mais conhecidos do mundo. Aprenderá até mesmo alguns passos da dança! Um livro para jovens bailarinos e para todos aqueles que amam o balé.” AQUI.

Um programa diversificado inclui os dois princípios: na letra “A” podem trabalhar diversas palavras e atividades, e em determinada letra, apenas um tema, como demonstrei acima.

Anúncios

Um comentário sobre “Mais ideias para o Caminho do Alfabeto

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s