A riqueza da Pedagogia Católica: uma pequena amostra

Salve Maria!

Como sabem, estou ministrando o curso Pedagogia Católica para Aplicação das Famílias. Estamos na fase final do curso, em que tratamos de questões mais práticas da pedagogia católica: então, nesta parte do curso abordamos muito a questão dos métodos, atividades e técnicas de ensino.

Todas as ideias sobre esses temas são baseados no que os grandes educadores católicos propuseram para a prática de ensino: Santo Tomás de Aquino, Hugo de São Vitor, os Jesuítas, etc.

Tem sido uma experiência muito rica para os alunos do curso, mas – acreditem! – para mim também. Aprendi muito ao preparar este curso, pois, apesar de já ter contato com a educação católica e estudá-la a algum tempo, agora tive a oportunidade de sistematizar tudo que havia estudado. E me surpreendi com a quantidade de assuntos!

Mas, acima de tudo, me surpreendi ao me dar conta de como a Pedagogia Católica é completa e abarca toda a realidade da educação dos estudantes: intelectual, moral, espiritual, artística e física.

Gostaria de compartilhar todo este conteúdo maravilhoso com vocês, mas eu teria que escrever um sem-número de postagens para dar uma introdução mínima ao assunto. Então, selecionei um trecho de uma das aulas do curso com diversas sugestões de atividades baseadas na Pedagogia Católica e estou disponibilizando para vocês.

Quem sabe, num futuro não muito distante, eu consiga transmitir este conteúdo tão precioso de uma maneira mais rápida e eficaz para vocês… Enquanto isso, fiquem com o vídeo!

Espero que gostem!

 

7 comentários sobre “A riqueza da Pedagogia Católica: uma pequena amostra

  1. Olá! Tenho muito interesse nesse tema. Como posso participar de uma próxima turma? Parabéns pelo trabalho!
    Um abraço,

    Izaura

    • Olá Izaura,
      obrigada pelo comentário!
      Vamos abrir uma próxima turma em breve; provavelmente em dezembro. Se inscreva na nossa lista em http://chamasdolar.com para receber por e-mail informações da próxima turma e materiais gratuitos sobre educação católica.
      Na lista mantemos um contato mais pessoal e direto, daí você sempre estará informada sobre tudo que eu fizer :D.

  2. Assisti a este vídeo e os que foram apresentados pelo seu marido, que explica o método dos Jesuítas. Gostei bastante.
    Vocês poderiam, por favor, indicar a fonte de pesquisa? Estou muito interessada. Desde já, grata pela atenção.

  3. Ah, por exemplo, sobre os execícios de retórica e argumentação, percebi que sita-se muito os autores clássicos. Mas, gostaria de saber se posso aplicar as mesmas técnicas ao estudo de qualquer conteúdo. Gosto de ler Jane Austem, então, posso aplicar métodos ao ler as obras dela? Desde já, grata pela atenção.

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

