Livros: nossos guias para educação religiosa de crianças

No post Planejamento para 2015: pré-escola indiquei os livros que trabalharemos durante este ano na educação religiosa dos meus filhos.

Vocês certamente notaram que lá no post estão presentes livros de História Sagrada: bíblias de diversas editoras, livros com histórias religiosas, etc. Como Lupita e Dimi são muito novos, estão na fase de conhecer a história religiosa e não tanto de receber o catecismo formal sobre as verdades da fé e a moral. Obviamente, a História Sagrada introduz os temas do catecismo e muitos deles são apresentados já neste momento, mas de maneira mais contextualizada.

Neste post, quero indicar alguns livros que utilizei durante o período em que me dediquei ao ensino do catecismo para crianças, jovens e adultos. Adquiri alguns deles inicialmente para minha própria instrução, mas depois passei a utilizá-los nas aulas do catecismo: são livros que trago no coração, por terem me ajudado a compreender melhor a minha fé e poder transmiti-la para os meus alunos – alguns deles até hoje voltam a mim para contar como determinados temas ficaram marcados nas suas memórias, pela clareza da explicação e seriedade. Nada disso, é certo, por mérito meu, mas por tão bom material que Nossa Senhora me entregou.

Espero que os livros sirvam igualmente bem à vocês.

***

História Sagrada para uso das escolas e das famílias – escrito pelo Irmão Isidoro Dumont. Editora Paulo de Azevedo Ltda. Ano: 1950

10966517_374941769343279_1602908201_n

Este livro é simplesmente fabuloso. Compreende a História do povo de Deus (Antigo Testamento), a Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e a História da Igreja até o ano do livro (1950).

Eu utilizava para preparar as aulas de História Sagrada e da Igreja. Não o lia diretamente para os meus alunos por conta da linguagem que nem sempre é tão acessível para as crianças de hoje. Então, eu costumava preparar textos adaptados a partir dos capítulos do livro.

O que torna este livro muito rico é que ele sempre traz um vocabulário extenso antes de cada capítulo, para tornar mais clara a compreensão do texto e para trabalhar a língua portuguesa com os alunos. Além disso, no rodapé de cada página há questões relacionadas com o tema que está sendo lido, para que os pais e professores possam exercitar as crianças nos assuntos sagrados.

Confesso que é um dos livros que mais gosto de usar para preparar lições de catecismo.

***

Catecismos do Padre Álvaro Negromonte. Aqui em casa tenho: 1. A Doutrina Viva (para a 2ª série ginasial). Editora José Olympio. Ano: 1959. 2. O Caminho da Vida – Moral Cristã (para a 4ª série ginasial). Editora José Olympio. Ano: 1953.

10968252_374941752676614_1994210048_n 10965431_374941739343282_256841254_n

 

 

 

 

 

 

 

 

.

O padre Álvaro Negromonte é muito conhecido entre nós. Um escritor extremamente produtivo, escreveu inúmeras obras sobre educação católica. Posso dizer que todos os livros que li deste autor me esclareceram muito. No entanto, o considero um divulgador da educação e moral católica e por isso as vezes não se aprofunda muito em determinadas questões ou as apresenta com termos vagos, que não facilitam a compreensão – principalmente nos livros voltados para o público adulto. Os seus melhores livros são os catecismos das diversas séries escolares. Esses catecismos sempre trazem questionários ao final de cada capítulo, que podem ser trabalhados com os alunos das mais diversas formas. Muitas vezes eu mudava as questões em trabalhos com cartazes, confecção de livrinhos sobre o tema, etc.

***

Catecismo Católico e Popular (em 3 volumes) – escrito pelo Padre Francisco Spirago. União Gráfica Editora. Ano: 1951.

10965480_374941572676632_1505606387_n 10968281_374941582676631_1487150035_n 10961937_374941762676613_328649435_n

Posso dizer, sem sombra de dúvidas: o meu predileto! O Padre Francisco Spirago foi, certamente, inspirado por Deus ao escrever este catecismo em 3 volumes: dogma, moral, graça. O pe. Spirago quis apresentar Nosso Senhor como Doutor (no 1º livro), como rei (no 2º livro) e como pontífice (no 3º livro). O que considero um feito marcante neste catecismo é o fato de ter sido impresso em 3 tamanhos de letras: as letras grandes seriam o esqueleto, as letras médias seriam os músculos, e as letras pequenas seriam como o sangue. As partes em letras grandes bastariam para os principiantes; bastariam ainda para crianças de idade mais avançada, mas que não conseguem alcançar uma compreensão mais detalhada da fé – pessoas mais simples, que creem de maneira simples. As partes em tipo médio são destinadas as crianças mais adiantadas. As partes em tipo miúdo são destinadas aos pais que educam religiosamente seus filhos, para que meditem e tenham a compreensão da doutrina cristã.

Os catecismos do pe. Spirago estão presentes na minha vida desde minha conversão e nunca deixaram de responder às minhas dúvidas e inquietudes. São bons em todos os sentidos e são ótimos para utilizar na educação religiosa das crianças. Nas minhas aulas utilizei as partes em letras grandes para guiar os temas das aulas; e quando me parecia necessário dar exemplos, recorria às partes em letras médias e pequenas. É um catecismo completo!

Essas são algumas indicações para educação religiosa. Ainda há outro catecismos muito bons, como os Luz do Céu (dos Salesianos) e as obras do pe. Boulanger. 

Em breve voltarei ao tema! Fiquem com Deus!

3 comentários sobre “Livros: nossos guias para educação religiosa de crianças

    • Salve Maria! Obrigada pela informação. Consultei e falta apenas o “História Sagrada” do irmão Isidoro Dumont. Existem outros livros de História Sagrada lá, que devem ser bons também.

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

