Cesta de livros de fevereiro

Salve Maria!

Todos os meses eu separo a dúzia de livros que irão nos acompanhar. É claro que eu leio muitos outros livros durante o mês e deixo meus filhos pegarem o que quiserem na estante, mas eu tenho a minha pequena lista de prioridades para cada mês – o que inclui aproveitar as novas aquisições, os livros que alugamos nas bibliotecas da cidade e, principalmente, estar atenta ao planejamento da educação domiciliar (não pensem nisto como um currículo muito rígido). Eis a cesta de livros de fevereiro (clique no título para ser direcionado ao site):

1 – Fábulas de ouro: As mais belas fábulas russas (Ed. Paulinas)

 a2

Contos de fadas com belas ilustrações. Leio em voz alta algumas vezes por semana. O interessante é que há personagens com o nome do meu filho e do meu esposo (os dois tem nomes russos) e isso deixa as crianças interessadas. Este lado oriental é muito rico, especialmente porque estamos conhecendo através da literatura. Este ano vamos estudar, em história, o costume de diferentes povos (conforme mencionei no planejamento 2016) e eu faço um esforço para fazê-los prestar atenção a alguns aspectos culturais quando vamos lendo os contos.

2- O Hobbit, em quadrinhos 

a5

Lupita está adorando esta fiel adaptação do Hobbit em quadrinhos, originalmente lançada em 1937. Quase todas as noites eu leio algumas páginas. Ela já conhecia um pouco da história, pois havíamos contado e mostrado duas cenas do primeiro filme do Hobbit. Tolkien não pode faltar aqui em casa!

3 – Asas! , Jane Yolen – Dennis Nolan (comprei num sebo)

a3

Eis uma versão particularmente bela da história de Dédalo e Ícaro! Uma vez por semana, lemos para as crianças! Elas gostaram bastante!

4 – Zog / O filho do grúfulo , Julia Donaldson

a10

Nas minhas cestas eu sempre coloco livros clássicos, com as grandes histórias, mas nunca deixo de acrescentar livros mais indicados para a faixa etária dos meus filhos. Os livros mais longos (como os 3 primeiros do post) dão conta de um aspecto, estes, de outros. Livros criativos como estes fazem com que eles literalmente decorem o texto das páginas, ganhem vocabulário rapidamente e se divirtam mais.

5 – Onde vivem os monstros – Maurice Sendak

a7

Maurice Sendak entende como a cabeça das crianças funcionam! Este é o livro preferido de Dimi e, sem dúvida, o autor captou bem a personalidade dos meninos. Lupita sabe este livro de cor, página por página, letra por letra.

6 –  Alfabetando – Lia Zatz

a1

Poesias de A a Z. Lupita ainda não começou a ser alfabetizada, mas já está ganhando consciência fonológica. Ela me pergunta: “Mãe, amor é com a letra A?”

7 – Homens, Heróis e Santos – Cândido de Alencar Machado

a9

Gosto do texto e das ilustrações e é um dos poucos livros sobre a vida dos Santos em língua portuguesa. Já li algumas vezes, mas este mês lerei histórias toda semana.

8 – Famílias Animais – Publifolha

a6

Comprei este livrinho por 14 reais na Amazon e é um ótimo auxílio no ensino de Ciências. Curiosidades animais para crianças com sentido familiar.

9 – O soldado e a trombeta – Olavo Bilac

a11

Poesia divertida de Olavo Bilac! As ilustrações não são lá muito bonitas, mas os meus gostam assim mesmo!

10 – Livros para a diversão:

a8 a4

Livros de Adesivos Usborne e Meu livro de Arte para colorir: passatempos também são educativos e eu aproveito para conversar sobre as obras de artes ou sobre castelos e bailarinas!

2 comentários sobre “Cesta de livros de fevereiro

  1. Olá Sra. Luciana Salve Maria!

    Estou iniciando o HS com meu filho de 10 anos e não consigo encontrar um bom livro de História e Geografia para o 5º ano. Pode me ajudar?

    Muito grata. Valdinéia Munhoz

    • Salve Maria!
      Valdinéia,
      Não conheço um bom livro didático, de matéria nenhuma, para falar a verdade. Meu esposo é professor numa boa escola católica e o professor de história de lá (para essa mesma série) aboliu o livro. Ele mesmo providencia textos ou outros livros específicos, quando quer trabalhar determinado assunto.
      Seu filho vai à escola ou você faz HS mesmo?
      Para o HS eu acredito que o melhor, em qualquer disciplina não é trabalhar com livros didáticos, mas sim com vários livros disponíveis no mercado, e que são muito interessantes. Comece fazendo a lista do que vocês irão estudar este ano. Por exemplo: vocês vão estudar Idade Média este ano? Então, eu poderia te indicar bons livros.
      História do Brasil? Alguns livros e textos de onde você pode selecionar material.
      Fique com Deus

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

