Meu planejamento semanal (Atividades)

Salve Maria!

Este é meu quadro de planejamento semanal: depois de muitos ajustes, consegui organizar a minha rotina (clique na imagem para ampliar)! Antes que você pergunte: eu não faço tudo o que está descrito em cada dia todos os dias. Este é um guia geral que me mostra as oportunidades que eu posso ter em cada dia, levando em conta a nossa rotina (horário das refeições, soneca das crianças, quando elas estão mais dispostas a fazer atividades, etc.).

planejamento semanal

Para compreender o quadro:

Basicamente, o meu dia funciona da seguinte forma: pela manhã eu consigo fazer uma atividade com eles (Atividade 1). Nesta atividade, eu dou prioridade a qualquer coisa que não seja ficar sentado “estudando”. É o momento de caminhar um pouco no bairro, brincar com plantas, com água, coisas que se sujem, dançar, passear (quando é o caso de irmos no SESC ou parquinho, coisa que fazemos 1 vez por semana ou a cada 15 dias). Por isso você vai notar que a cada dia da semana eu descrevo mais de 3 opções em cada Atividade: obviamente, eu escolho uma destas coisas para fazer em determinado dia, trocando também os dias da semana. Esta é a atividade mais longa do dia, e pode durar de 45 minutos a 1 hora e meia.

Antes da Atividade 1, nós já rezamos, tomamos café da manhã e já dei uma arrumada na casa. Nesta hora, eu os incentivo a me ajudar. Depois que eles ajudaram um pouco, eles brincam no quarto com os brinquedos, enquanto eu dou continuidade à faxina. Então, se tudo correu como de costume, fazemos a primeira atividade do dia (exceto nos dias em que eu vou ao parquinho ou saio de casa, quando a faxina fica para depois).

Pela manhã é quando eles estão mais ativos. Não faz sentido começar o dia com eles na mesa. Se eles não gastam energia pela manhã, ficam entediados e não querem tirar soneca.

A atividade livre que você vê no quadro é o que eu os deixo fazendo enquanto eu estou terminando o almoço (eu costumo deixar o almoço  parcialmente pronto no dia anterior) por volta das 11: 15 da manhã.

A Atividade 2 é geralmente feita após o descanso do almoço (13:30) ou após a soneca deles (o horário varia muito, mas vamos colocar às 17:00 hrs). É geralmente a atividade “senta e faz”, seja lendo, recortando, desenhando, etc (dura em média 30-45 minutos).

Quanto à leitura de livros: eu espalho ao longo do dia, conforme as oportunidades. Pode ser uma sessão imediatamente após o café da manhã (antes de arrumar a casa, especialmente quando não está muito bagunçada) ou até mesmo antes do café, quando eles não estão ainda dispostos e eu sei que eles irão apenas enrolar muito e comer pouco. Posso ler no descanso do almoço ou após a soneca (a depender da Atividade 2) e o pai certamente faz uma sessão diariamente, quando chega do trabalho. É comum que eles decidam ler, por isso quando eles escolhem alguns livros da estante, eu leio!

Como vocês sabem, eu tenho uma cesta mensal de livros: todo fim de mês eu separo cerca de 12 livros que serão nossos companheiros no mês subsequente. Eu faço isto para “dar conta” de alguns livros mais extensos e ler e reler todos os que estão na cesta.  No quadro, eu indico os livros “temáticos” (artes, música, ciências, etc.) para que, além dos livros da cesta, eu leia estes mais “educativos” ao longo da semana (estes livros ás vezes são livros de atividades).

Matemática: todos os dias em que há tempo e oportunidade (na prática, quase todos os dias). Jogos, contar coisas, livrinhos de contar, e tudo o que eu conseguir ensinar de forma lúdica.

Atividade 3: 4 vezes por semana, em família, uma atividade religiosa – Dia da Bíblia ou Catecismo ilustrado. Após o jantar ou café da noite, quando já descansamos (dura em média, 20-30 minutos).

01

O planejamento semanal fica fixado no meu quadro e é o meu principal guia. Ás vezes eu planejo a semana específica, às vezes não. Depende das ideias que eu tenho e de que tipo de material eu terei de providenciar.

Este não é o planejamento perfeito, eu tenho que consolidar um pouco algumas coisas para então aprimorá-lo. Para a idade deles eu creio que seja importante não direcionar demais e deixá-los com tempo livre suficiente para brincar. São 3 atividades, mas a primeira é basicamente proporcionar uma diversão mais interessante do que simplesmente deixá-los com brinquedos.

O importante é investir em hábitos que atendam às necessidades deles e se adaptem à vida em família. Depois de muito insistir em detalhar absolutamente toda a rotina diária (horário de banho, orações, quando escutamos músicas, etc.), eu reconheci que comigo a rotina deve ser orgânica, justamente porque os meus dias são feitos de oportunidades. Crio as condições para que as coisas tenham a tendência de acontecer e elas começaram a acontecer. Há pessoas que são metódicas. Precisam detalhar que naquele dia específico ouvirão Bach, rezarão tais e tais orações com os filhos, lerão aqueles livros. No meu caso, fazer isto só conseguia me desanimar, porque eu não conseguia cumprir metade de um dia sequer! No dia me ocorria de ouvir Mozart ou pior: aquele planejamento acabava por exercer forte pressão em mim, pois embora conseguisse cumprir algumas coisas, ter deixado de ouvir a tal música ou ter mostrado determinadas pinturas me deixava com saldo negativo. Definitivamente, eu não sou uma pessoa metódica (admiro algumas amigas que são); comigo funciona: compre diversos livros de arte e tenha o hábito de ler com eles. Ouça música clássica no café da manhã. Vez ou outra, sim: faça um pequeno programinha, talvez envolvendo as biografias dos grandes compositores. E assim, eu sigo vencendo a mim mesma, pois organização nunca foi o meu forte.

Fiquem com Deus e a Santíssima Virgem!

14 comentários sobre “Meu planejamento semanal (Atividades)

  1. Muito grato. está excelente. Vamos adaptar em alguns casos por causa do Miguel de 10 anos que não vai à escola, vamos iniciar o HS com ele. Qualquer dúvida, nos comunicamos. Que Nossa Senhora lhes pague. Salve Maria!

  2. Muito lindo, organizado e cheio de ideias para as crianças! Vou fazer adapta coes pois eu tenho dois filhos em que a diferença de idade esta por volta de 3 1/2 anos e por isso, também irei fazer algumas adaptações. Deus te abençoe!

  3. Muito obrigada por partilhar estas informações, Luciana. Tenho 2 meninos pequeninos ainda, e você tem me inspirado muito a lutar para um dia adotar o HS em casa.

    • Que maravilha! Você vai conseguir! É um aprendizado a cada dia, eu estou me esforçando para partilhar e para superar as dificuldades.
      Um abraço!

    • Salve Maria, Andrea! Que saudades!
      Depende da finalidade do livro de arte… é só para olhar pinturas, são atividades?
      De qualquer forma, eu tenho uma lista no pinterest:

      Olhe na página do meu pinterest as outras listas de livros.

  4. Luciana, sigo seu blog há algum tempo e louvo a Deus por você compartilhar informações tão ricas. Tenho duas filhas pequenas e um desejo de ser mais firme no propósito de educá-las em casa. Atualmente, encontro algumas dificuldades, mas não quero desistir de tentar… Obrigada! Deus abençoe você e sua família!

  5. Olá, tenho 1 filha de 2 anos e 4 mesese, e quero começar atividades com ela, mas na verdade não sei por onde começar, nunca li nenhum livro pra ela, nunca fizemos atividade nenhuma (pintura, colagem, contar…nada) ela só brinca a maior parte do tempo sozinha, assiste mta televisão, e vi que já passou da hora de fazer atividades com ela ( mesmo porque eu fico em casa)… gostaria de ajuda, dicas etc…estou mto em falta com ela! Desde já agradeço

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

