Como ensinamos… História

Salve Maria!

Este post faz parte da série “Como ensinamos…” onde eu gostaria de mostrar como estamos fazendo neste momento a nossa educação domiciliar. Sem dúvida, há muito para aprender e aprimorar! A prática tem me ensinado mais do que os livros… os princípios e os bons exemplos de outras famílias me inspiram! (Veja o post de Ciências AQUI)

Literatura: um ponto de partida para crianças.

a2

Conforme já mencionei em outro post, eu acompanho alguns currículos norte-americanos e é uma tendência que, no homeschool, as crianças na fase da minha filha (“kindergarten”) sejam introduzidas às diferenças culturais através dos diferentes povos. A ideia é muito simples: há pessoas diferentes no mundo, que estão imersas em outras culturas, outros países. Tudo isso é muito rico: um estudo assim permite um olhar sobre o folclore tradicional dos lugares. Não é indicado nestes currículos que eu mencionei, mas na nossa casa decidimos que o ponto de partida para a história será, sempre que possível, a Literatura (uma ideia clássica). Então, escolhemos livros que falem de histórias ambientadas em outros países. Nada melhor que os contos de fadas, fábulas e histórias tradicionais. Sempre que possível, opte por edições em que as ilustrações sejam igualmente ricas culturalmente. Esta edição de “As mais belas fábulas russas” atende esta necessidade: os personagens usam roupas tradicionais da Rússia. Lembre-se de que as crianças são muito visuais.


Nosso intuito, este ano, é contemplar as culturas: Russa, Árabe Moderada, Japonesa e Chinesa, Brasileira I, Européia I.  Conforme o ritmo, é possível que contemplemos outras culturas. Estes são os livros de literatura escolhidos para cada uma das culturas:

Russa: As mais belas fábulas russas, conforme imagem acima.

Katchanka, do escritor usso Tchekhov

10584233_582035671948721_1598526934_n

*Importante*: o ensino de História pode ser muito lúdico se você aproveitar a ocasião para ouvir as músicas folclóricas do país (meus filhos gostaram de música folclórica russa!), testar uma receita típica (comida chinesa eles já provam), customizar uma fantasia com feltro (quimono japonês, chapéu russo), usando E.V.A., etc. E obras de arte, então? Estamos apaixonadas pelas pinturas orientais chinesas! 

Apenas: faça aos poucos e sem superestimar a atividade. O que eu quero dizer com isso: Não tente fazer “A” fantasia como se seus filhos fossem à um baile. Uns pedaços de panos, mesmos sem costurar, amarrados com um cinto, já servem. Crianças precisam fazer de conta, experimentar, e o trabalho imaginativo é justamente transformar aqueles panos que apenas lembram um quimono japonês em um quimono autêntico. E brinque com eles: faça perguntas, faça vozes engraçadas, divirta-se!


Árabe: Os mais belos contos das Mil e uma noites

12833408_582039728614982_315961374_n

As histórias clássicas das Mil e uma noites são excelentes. Nós já passamos um pouco da noção de que há povos diferentes com crenças diferentes;  eu procuro pular as partes que falam claramente de outro Deus que não é Cristo, pelo fato deles ainda não terem maturidade – em qualquer cultura que eu esteja lendo. Uma abordagem assim valeria um post, mas a verdade é que eu não complico muito: pulo e leio a história como um todo. Simples assim.


Japonesa e Chinesa: Histórias tecidas em seda.

10621974_582040975281524_1039352760_n


O pote vazio, Demi

12527861_582035825282039_1525560861_n

Dois livros lindos para introduzir o lado japonês e chinês, respectivamente. Minha filha também gostou muito do desenho animado Mulan. Ano passado estudamos especificamente o Japão, e ela até ganhou uma kokeshi!


Histórias à brasileira, Ana Maria Machado

livro-historias-brasileira-1-a-moura-torta-e-outras-245601-MLB20362333353_072015-F

 

Folclore brasileiro de uma maneira mais “saudável” e fácil de filtrar, é só pular algumas histórias que você julgar forte (à exemplo dos contos de Grimm). Ana Maria Machado reuniu nos vários volumes de Histórias à brasileira contos típicos do nosso país e histórias clássicas adaptadas e devidamente abrasileiradas.


 

Contos de fadas: Vários

contos-de-grimm-a-guardadora-de-gansos-infanto-juvenil-13660-MLB3862560812_022013-O

É claro que minha filha ama os contos de fadas e eu tenho muitas edições diferentes. A edição acima tem vários títulos e é recontada pela renomada autora Maria Heloísa Penteado. São recontados, porém fiéis; com linguagem mais literária e belas ilustrações, as edições da Ática são mais atrativas para crianças. A desvantagem é que algumas estão com preço elevado para a simplicidade da edição. A edição completa da Cosac Naify tem a vantagem de reunir todos os contos de Grimm, numa tradução fiel, mas as xilogravuras não são interessantes para crianças. Além disso, você notará que uma boa parte dos contos de Grimm contém cenas fortes e finais nada felizes; alguns beiram ao nonsense… eu tenho e vou filtrando. Geralmente, eu leio a história e conto de cabeça (no caso da Cosac).


 

Livro Crianças como Você

12421825_582050438613911_130244964_n

Este livro traz imagens de crianças de várias partes do mundo, com curiosidades e detalhes bem explicados. Claro que no caso dos meus filhos eu não vou ler todos os detalhes, mas conversar sobre alguns deles de maneira geral. A proposta do livro se encaixa perfeitamente nesta noção de ir explicando as diferenças culturais através dos povos – melhor ainda, através de crianças!


Conforme mencionei em post anterior, outro livro que me ajuda nesta proposta é “Gente de todo o mundo”, da Coleção Mundo da Criança (década de 90).

A ideia, claro, é durante o ano prestar atenção em livros que possam enriquecer a nossa proposta, especialmente porque temos o hábito de alugar livros nas bibliotecas todo mês.

Nossos projetos incluem a confecção de um scrapbook com colagens referentes às diferentes culturas e brincar muito ao redor dos livros – exatamente como explicitei no post, que já é nosso costume: fantasiando, fazendo uma receita, um trabalho manual.

Espero que tenham gostado!

Fiquem com Deus!

 

Um comentário sobre “Como ensinamos… História

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

