Alfabeto dos Santos

image

Este é o nosso Alfabeto dos Santos, feito pela lojinha “Feltro do Céu“. A loja é de uma artesã muito talentosa, que caprichou na confecção de cada santinho de feltro! Eu entrei em contato com ela, passei a minha lista de 23 santos, e em menos de 2 meses, ela me entregou a encomenda.

Inicialmente, eu tinha planejado o Alfabeto dos Santos Católicos para o Caminho do alfabeto. Mas como a Lupita ainda estava muito nova para ser alfabetizada, eu deixei para este ano, já que vou começar a ensiná-la no segundo semestre.

A Vida dos Santos reforça a verdade de que Jesus Cristo é o único mediador da Salvação. Os protestantes, erroneamente, interpretam o Cristo único mediador como se fosse proibido estar em comunhão com os santos. Felizmente, São Paulo em 1 Coríntios 12 definiu a Igreja como a comunhão dos Santos, sendo um único organismo. Quando nós usamos os exemplos das vidas dos Santos, nós dizemos ao mundo que se por um só homem veio a salvação – Cristo Jesus – há somente uma via para viver esta realidade: sendo cristãos. Não é Buda o mediador, por isso não dá para ser budista, não é Maomé, e assim por diante, fica mais do que sacramentado que cristãos verdadeiros é o que nós devemos ser.

Esta é a nossa lista:

image

Santo Antônio, São Bento e Santa Catarina de Siena

1 – Santo Antônio, Martelo dos Hereges: Santo Antônio é o padroeiro da minha família (assim como Sant’ Ana). Quando eu era criança, a minha avó fazia a trezena a Santo Antônio em casa, com tradicionais músicas em português e Latim. Cresci e quando me converti, passei a fazer algumas noites em junho, com as mesmas músicas!

2 – São Bento: Por ter muita influência na minha conversão ao catolicismo, temos por São Bento um carinho especial. O Mosteiro, em Salvador, nos abrigou muitas vezes, e por isso, pedimos sua intercessão pela nossa família!

3 – Santa Catarina de Siena: filósofa escolástica e Doutora da Igreja. A história de vida é impressionante.

image

São Domingos Sávio, Santa Elisabete da Trindade, São Francisco de Assis e Santa Gianna

São Domingos Sávio: “Prefiro morrer do que pecar!”. Quando recebemos os santinhos, São Domingos imediatamente se tornou o preferido das crianças – pelo fato de, segundos eles, Domingos ser “um neném”. Lupita e Dimi já deram até banho nele!

Santa Elisabete da Trindade: Às vezes chamada de Santa Isabel do Brasil, foi Carmelita descalça (só a menção “descalça” faz meus filhos vibrarem!).

São Francisco de Assis: Difícil não incluir São Francisco numa lista dessas!:)

Santa Gianna: padroeira das famílias, a escolhi por ser uma Santa tão atual aos nossos tempos, especialmente na defesa da vida.

image

Santa Helena, Santo Inácio de Loyola e São Jorge

Santa Helena: A mãe do imperador Constantino. Foi ela quem descobriu o local da crucificação onde foi erguida a Basílica do Santo Sepulcro.

Santo Inácio: Fundador dos jesuítas. Nossa família é muito ligada à eles!

São Jorge: Escolhi pelo Dimi, que ama a história de São Jorge e seu espírito de cavaleiro!

image

Santa Luzia e São Martinho dos Porres

Santa Luzia: Na verdade, Santa Lúcia, mas como ela é chamada de “Santa de Luz”, é popularmente chamada de Luzia.

São Martinho dos Porres: Dominicano. Muitas pessoas simples o chamam de “São Martinho dos Pobres”, por se identificarem com sua vida difícil e sua entrega à vida religiosa.

image

São Nicolau

São Nicolau é muito popular aqui em casa, sobretudo por conta de sua festa, próxima ao Natal, e sua ligação com a figura do Papai Noel.

image

Santo Onofre

Santo Onofre não é um santo muito conhecido, mas rapidamente se tornou o queridinho dos meus filhos, por sua representação singular e sua vida eremita do deserto.

image

São Pedro, Santa Quitéria e Santa Rosa de Lima

São Pedro: O primeiro Papa é um importante instrumento de catequese para os católicos e aqui em casa não podia ser diferente.

Santa Quitéria: Virgem Mártir do Segundo século.

Santa Rosa de Lima: Nossa madrinha tem este nome, razão pela qual escolhemos a santinha!

image

Santa Teresinha do Menino Jesus e São Silvestre

Santa Teresinha é a queridinha da nossa família!

São Silvestre: talvez você o conheça pela famosa corrida brasileira, mas ele foi Papa sob o Imperador Constantino e um dos primeiros a serem canonizados sem o martírio.

image

São Vicente e Santa Úrsula

São Vicente, cujo corpo está incorrupto, foi nada mais nada menos que o fundador dos Lazaristas e padroeiro das Obras de Caridade.

Santa Úrsula: para escapar do casamento com o terrível Átila, que se encantou por ela, Santa Úrsula disse que já era casada com o mais poderoso dos reis da terra: Jesus Cristo. Furioso, Àtila a degolou pessoalmente.

image

São Francisco Xavier e Santa Zita

 São Francisco Xavier: considerado pela Igreja como o missionário que mais converteu pessoas, depois de São Paulo. Acha pouco?

Santa Zita: Padroeira dos que trabalham com serviço doméstico, e portanto, de todas nós!

Anúncios

4 comentários sobre “Alfabeto dos Santos

  1. Pingback: ABC dos Santos – Flash Cards |

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s