Como ensinamos… Matemática

Salve Maria!

Este post é para mostrar como trabalhamos matemática neste momento – Lupita acaba de fazer 4 anos e Dimi fará 3 no segundo semestre. Basicamente, aprendemos a contar de muitas maneiras diferentes. No caso da Lupita, já estou introduzindo soma e subtração, mas apenas com materiais manipuláveis. Aliás, é o que mais usamos nesta fase. Deixei a escala cuisenaire para o próximo semestre (ou mesmo o próximo ano, ainda não me decidi). Também fazemos pequenas atividades de lógica: é o mais indicado para Dimi, por exemplo, que ainda não consegue reconhecer os números.

***

Use tudo o que der

image

Nessa fase, não é preciso investir muito em materiais de matemática. Eu fiz um apanhado de brinquedos e cacarecos das crianças e fiz nossa pequena “cesta de matemática”. Eu pesquiso no pinterest algumas atividades simples e tento ver o que eu já tenho ou posso providenciar facilmente: deste modo, quase todos os dias da semana fazemos alguma coisa diferente.

12963414_253064955039238_7296111992835329549_n

Contar, contar, contar! Se você ficar apenas nos números e nas figuras de um livro, é claro que vai ficar chato – além disso, a criança é bem visual, sensível e prática, de modo que se ela está contando alguma coisa, deixe que ela segure. A atividade acima é muito simples: eu separo os conjuntos com os objetos e ela deve contar para pôr o número correto. Depois, o inverso: deixo o número embaixo de cada quadradinho e ela deve colocar a quantidade adequada.

image

Noção de conjuntos: coloco diferentes objetos em forminhas para Lupita contar. Variações da atividade:

1 – Coloque os números embaixo de cada forminha

2 – Explicar noção de conjunto: local onde estão reunidas algumas coisas. Use o quadro branco para mostrar corações ou flores em diferentes círculos. Use outras coisas para guardar os objetos: caixas de fósforos, cestas, etc.

3 – Qual conjunto  é maior? Qual é o menor? (Quantidade)

4 – Qual é o conjunto de discos de madeira? Qual o conjunto de casinhas? (Dimi já pode fazer esse)

5 – Quais conjuntos tem a cor vermelha, quais conjuntos tem a cor verde, etc.? (Dimi também faz)

6 – Quais conjuntos tem 4 objetos, etc.?

7 – Pintei placas de madeira: relacione os objetos à cor da placa (principalmente para Dimi)

8 – Forme 4 conjuntos com 3 objetos cada. Objetos diferentes. Objetos iguais.

9 – Dou 2 forminhas e 10 peças iguais de madeira. Divida igualmente. (Coloque 1 em cada, por vez. Depois conte quantos ficou em cada forminha. Coloque o número embaixo)

10 – Dou um conjunto com 10 peças. Dou comandos: diminua 2. (Ela tira duas coisas) Some 1 (ela põe.) Etc, etc.

12986927_253064968372570_387264140619320153_n

Dimi ainda está aprendendo as cores, por isso, eu faço algumas brincadeiras de lógica: ele deve relacionar os objetos às cores do giz de cera. Depois, aproveitamos para contar. Uso feijões e coisas da cozinha para incrementar e mudar a mesma atividade de relacionar números e quantidade.

image

O joguinho é um Mini mosaico, muito legal porque eles ficam tentando encaixar de diversas maneiras e é possível formar figuras diferentes. COMPREI AQUI. O livrinho de adesivos se chama Os números para colar e aprender, onde é possível cobrir pontilhados e fazer várias atividades relacionando números e quantidade com adesivos.

***

image

Pequenas variações de jogos de emparelhamento: pares de meias, discos de E.V.A. decorados, recortados no meio e misturados para a criança montar corretamente. Você pode selecionar algumas peças de um jogo da memória para fazer a mesma proposta (cartas de baralho, peças de dominós, fotos de santos, enfim, tudo o que puder ser identificado como igual)

image

Sequências lógicas e sequências de padrões. Acima, um jogo de sequência lógica. Comprei por uns 20 reais e é MDF. Mas você pode imprimir imagens que devam ser colocadas numa sequência.

image

Seguir o mesmo padrão: este jogo de blocos da Melissa and Doug é um dos preferidos dos meus filhos. Comprei por 59 nas Americanas, é de madeira, vem várias formas e permite muitas brincadeiras. Eles montam cidades, brincam de doces, bonecos. Eu aproveito as peças para ensinar sequências.

1 – Faço sequências com diferentes cores e formas e eles tem que fazer igual.

2 – Eu faço uma sequência de retângulos coloridos e eles tem que fazer a mesma sequência de cores com quadrados (trabalhamos formas)

image

Empilhar: as mesmas atividades, só que empilhando. Na primeira imagem, igualzinho. Na segunda, blocos de espessuras diferentes, o que exige mais atenção.

***

JOGOS

Nós temos alguns jogos, como todas as crianças: jogos de opostos, quebra-cabeças, jogos da memória, e nossos próprios jogos “adultos” que eles já aprendem algumas noções básicas. Todo tipo de jogos de raciocínio são bons nessa fase, e nós incluímos muitos momentos semanais para brincar – especialmente em família, quando o papai está conosco. Inclua jogos, mesmo para os pais.  DÊ UMA OLHADA NESTA PÁGINA, onde eu encontro muitos jogos tradicionais de madeira para os pais ou crianças.

LIVROS

Não deu para tirar foto de todos, mas eu uso alguns livros simples e baratos para trabalhar cores, formas, números, etc. Tenho livros de pontilhados (na verdade, estão mais para revistas, até porque compro em bancas por menos de 10 reais), de adesivos.

A COLEÇÃO TAN TAN é uma coleção de livros simples que trabalham conceitos matemáticos, desde básicos como números de 1 a 10 até frações e medidas. Confira os títulos, é bem lúdico.

image

image

Anúncios

6 comentários sobre “Como ensinamos… Matemática

  1. Luciana, gostei demais das dicas para ensino da Matemática! Quem me dera ter aprendido assim… rsrs Hoje tenho um pouco de dificuldade em pensar nas atividades, mas agora fiquei até mais animada. :) Entrei nos sites que você indicou e vi que tem muitas opções de jogos, alguns deles com preços bem acessíveis. Muito obrigada mesmo! Fique com Deus!

  2. Muito legal, Luciana!
    Um material muito útil para essa idade são os blocos lógicos. Especialmente para Dimi.
    Um abraço e obrigada pelas dicas.

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s