Como ensinamos… Artes

ATENÇÃO: ESTE POST ESTÁ SENDO PUBLICADO NOVAMENTE.

Salve Maria!

Este post faz parte da série “Como ensinamos…” – partilhas sobre a educação das crianças aqui em casa. (No caso de Artes, o mais adequado, sem dúvida, seria “Como trabalhamos…”) Veja o post de Ciências.

Artes: um conceito amplo, pois envolve a própria literatura, música, apreciação de obras de arte, dança, artes plásticas… aqui fazemos de tudo um pouco. Neste post eu vou me ater às artes plásticas e apreciação de pinturas – farei outros posts com os outros. Meus filhos ainda são pequenos, então, procuro fazer com que eles experimentem livremente diversos tipos de artes. Com o passar dos anos, eles podem sentir que devem seguir determinado caminho – de modo que poderemos investir em alguma dessas coisas que eles agora vivenciam.

Meus principais Guias.

Apreciação

d5

Este livro me ensinou a ver as obras de arte com outra perspectiva, quando se trata de crianças: a perspectiva da brincadeira e da sensibilidade. Em “Para a criança brincar com arte” a autora seleciona quadros e ilustrações famosas para propor que a criança imite o semblante, perceba as cores, faça de conta que está provando uma comida… Uma ideia para transpor as páginas deste livro e ir adiante! (Foi lançado da década de 90, por isso atualmente, só encontramos em sebos. Veja na Estante Virtual)

12782057_575343882617900_1777365812_n

Child’s Book of prayer in Art, Sister Wendy Beckett – esta freira tem muitos títulos dedicados à arte e religião. Este livro foi lançado no Bras há mais de 15 anos, mas é difícil encontrar.  Na Amazon é possível importar outros títulos da freira, todos de excelente nível.

Para mim, como católica, um livro como este vale muito. As reflexões tão singelas e elevadas sobre a fé, felicidade, oração, presença de Deus… me ensina e estimula a conversar sobre estas coisas com meus filhos – e tudo através do Belo, que é, diga-se, um dos atributos de Deus. Esta freira fez um trabalho notável com estes livros! (Ao clicar em links de livros importados na Amazon, sempre verifique se é a versão kindle, que é digital, e capa comum, que é livro físico). Veja também Sister Wendy’s Bible Treasury (Tesouro bíblico) e Sister Wendy on the Art of Saints (Santos).

d3

Coleção ARTE COM CIÊNCIA: Cenas da Terra, Caminhos da Àgua, Espetáculos da Vida e Fenômenos da Natureza.  Belíssima coleção que permite ensinar conceitos da ciência através das obras de arte. São tópicos que servem de inspiração, caso você queira desenvolver e aprofundar o tema. Meus filhos são pequenos e por isso não faço um estudo sistemático (como poderei fazer mais adiante, usando esta coleção), mas eles já conseguem perceber certas coisas e já vão ganhando vocabulário. Além do mais, tem coisa mais genial do que aprender o que é pradaria através de um belo quadro?

Trabalhinhos

***

d4

Fazendo e Brincando, da coleção O mundo da criança (versão da década de 90) traz o passo a passo de diversos trabalhinhos artísticos que nos inspira sempre! E quase tudo com material de fácil acesso! Nossa meta é fazer tudo que o livro propõe nos próximos 2 ou 3 anos. Eu fiz tudo com minha irmã, quando éramos crianças. Eu gosto dele porque propõe o uso de materiais como argila, tintas, costuras, papier machê, pedras e outros cacarecos.  Na fase em que os meus filhos estão é onde estas propostas são mais proveitosas e interessantes. Claro que eu também pesquiso de vez em quando e faço outras coisas durante o ano…

d15

d10

Livros de atividades Usborne

d6

Livros de Artes diversos da editora Usborne: eles tem vários títulos legais, com propostas de colorir como “Meu livro de arte para colorir” e adesivos – “Minha galeria de Arte com adesivos”.  Há muitas opções como Meu livro de artes com adesivos, (parecido com o meu, da foto , que está esgotado), Meu livro de artes – tudo sobre as cores (indicado para crianças maiores que as minhas).

d11

***

Conexão com Literatura e História

Eu estou escrevendo o post Como ensinamos… História (bem aos poucos, desculpem a falta de tempo) e nele ficará mais evidente a relação entre os livros clássicos que lemos e o estudo da perspectiva histórica… e também como relaciono tudo isso com as artes em geral. Estamos lendo o livro As mais Belas Fábulas Russas ao mesmo tempo em que observamos as diferentes culturas (no caso, a russa, mas temos outras para estudar este ano). Eu aproveito para escutar as músicas típicas do lugar, fazer uma receita do país, um trabalhinho manual… é um estudo que eu comecei ano passado, mas que apenas este ano ganhou forma (meus filhos eram ainda menores e eu não me cobrei tanto quanto a isso), de modo que espero poder ilustrar aos poucos como tenho feito na prática. Fica a sugestão para você pensar em fazer um estudo semelhante com teus filhos! Poupa tanto tempo de pesquisa! Além do mais, é uma tendência clássica e humanística, muito recomendada pelas pedagogias católicas tradicionais: tudo através dos livros de literatura… a minha ideia é, com o passar dos anos, ter mais experiência nisto e aprimorar sempre para que tudo que for possível venha através do tronco que são os livros. Como meus filhos são pequenos eu não me cobro muito – sabe por que? Porque um estudo assim só era feito mesmo a partir dos 10, 12 anos da criança, quando ela tinha um estudo realmente formal. Agora eu aproveito para experimentar e formar a mim mesma (convenhamos que uma coisa é ler os livros sobre como estas coisas funcionam, outra coisa é pôr em prática… é mais ou menos a diferença entre fazer uma equação de determinado experimento e fazê-lo no laboratório… rs). Partilhe experiências se você também tem isto como meta!

Aguarde os próximos posts!

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

