Segundo semestre: Ajustes

Salve Maria!

Segundo semestre: momento de organizar o planejamento do ano, de maneira a ajustar o que não funcionou até agora. Vocês devem se lembrar do meu planejamento semanal para este ano:

planejamento semanal

O que muda:

Atividade 1: A estratégia que deu certo (dica de uma mãe homeschooler bem experiente) foi: sair da mesa do café da manhã direto para mesa de trabalho por 30 minutos; depois eu geralmente sigo o meu planejamento para esta primeira atividade, especialmente as que envolvem brincar, se movimentar ou dar uma volta. A mesa de trabalho envolve as atividades de coordenação motora, pré-alfabetização, escrita e coisas do gênero. Percebi que quando deixava esse tipo de atividade mais formal para outro momento do dia ele tinha dificuldade de acontecer. Portanto, a melhor hora para ensinar as letrinhas com paciência é depois do café da manhã.

Antes do almoço: OK

Atividade 2: Quase não aconteceu mesmo. Um pouco demais, né? Atividade de manhã, passeios, leituras e… mais atividade? Não, não funcionou. Pelo menos não na idade em que os meus filhos estão agora. À tarde é a hora em que todos nós relaxamos, eu deixo brincar de massinha, ver um desenho. Depois, a rotina banho + lanche os ocupa até às 15:45, hora da soneca. Portanto, a Atividade 2 migrou para depois da soneca, antes do jantar, com duração máxima de 25 minutos.

Leitura de livros: OK. Mas, definitivamente, eu não segui os temas semanais.

Atividade 3: Eu tentei. Mas a rotina quando o papai está em casa à noite tem que ser mais orgânica e divertida. Portanto, esta terceira atividade foi substituída por uma mesa preparada com sugestões de coisas que podemos fazer juntos naquele dia. Um jogo, os livros que o papai vai ler, o que iremos precisar para o momento de oração em família.

****

Alguns princípios para o bom funcionamento da nossa rotina:

  • A hora da soneca das crianças é um hábito. Dimitri tem que tirar soneca ou fica exausto. Lupita pode escapar às vezes, mas a verdade é que ela também cansa, por isso, vale a pena insistir (mesmo que ela tenha a convicção de que não vai dormir)
  • Se eles dormem, eu leio, estudo ou descanso. Mas jamais arrumo a casa, salvo se for muito imprescindível.  Eu não posso fazer muito barulho mesmo; além do mais, trabalhar enquanto eles descansam só faz com que eu não consiga descansar nunca, já que esta é a melhor hora para curtir o silêncio e dormir também – embora eu só faça isso quando estou além das minhas forças. Mas eu posso. Só lembrando a mim mesma. Vai chegar o dia (e mais filhos, e os filhos crescidos) em que isso estará mais difícil.
  • Eles podem ver um desenho à tarde e eu não vou me culpar. Eu não tenho ajuda durante todo o dia e por isso, é a hora em que eu posso adiantar aquela coisa impossível de fazer quando eles estão ao  meu redor, ou eu vou simplesmente descansar a minha mente que está os atendendo desde as 07 da manhã.
  • “Espere” é provavelmente o comando que eu mais dou ao longo do dia.  Eu preciso fazê-los esperar porque eles me pedem coisas a todo momento. Sou eu para pegar tudo, ajudar no banheiro, dar comida, atenção. Esperar é bom e eu não posso esquecer disso.
  • Esse planejamento semanal é para nos manter longe do tédio, mas o que mais conta nessa fase é a harmonia familiar. Nós somos tudo o que temos a oferecer a eles enquanto educação. Quando eles crescerem, nossa família será o melhor currículo que pudemos, concretamente, oferecer. Se não houver dedicação da nossa parte em rezar, amar e vencer os nosso defeitos, de nada vai adiantar apresentar autores e artistas maravilhosos: meus filhos terão sido criados por pais que não se empenharam em se vencer – e por isso mesmo, passaram, sem atenuantes, os maiores de seus defeitos. Identidade familiar: acho que é este o nome do nosso currículo para a vida toda.
4 comentários sobre “Segundo semestre: Ajustes

  1. Oi Luciana! Acompanho há um tempo teu blog e o conteúdo é ótimo! Obrigada por partilhar conosco estes detalhes da rotina, ajuda bastante pra nos organizarmos também! Um abraço, fique com Deus!

  2. Gostei da ideia de começar logo após o café da manhã. Quero tentar aqui em casa. Embora esteja tudo ainda a ser organizado (mudamos de cidade no ano passado, estou grávida e sei que vou ter que parar quase tudo quando a bebezinha chegar,), acho que pode ser bom. Aqui eu termino ficando na cozinha logo após o café, já preparando almoço e adiantando a janta. Acho que se eu tiver um freezer, será melhor, pois posso diminuir as horas diárias na cozinha.

    Obrigada por compartilhar sua rotina homeschooler ;)

    • Essas rotinas de HS nunca são fixas, a todo momento tem que ser adaptadas e atualizadas às nossas necessidades!
      Que bom que te ajudou!
      Compartilho sempre que puder!
      Beijos

  3. Pingback: Tarefas de casa + Rotina de homeschool | As chamas do lar católico

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

