Tarefas de casa + Rotina de homeschool

Salve Maria!

Como algumas pessoas me perguntaram como eu faço para conciliar a rotina de HS com as tarefas de casa, vou resumir rapidamente o meu “esquema”, até porque ele é básico mesmo!

  • Princípio dos 40 minutos (com intervalo de 5 minutos para descanso): a ordem na minha casa é colocada em 3 momentos do dia, com duração de 40 minutos no máximo (pode durar menos). Se a arrumação está longa, eu faço 20 minutos, descanso 5, e continuo.
  • Esses períodos são: manhã, tarde e depois do jantar

Lembrando que ESTE é o POST com a minha rotina atual de HS.

Meu dia começa com muitos abraços(uns 15 minutos na cama), oração (com uma imagem do Menino Jesus) e uma leitura de historinha rápida antes do café, já que eles ainda não estão despertos e não comem direito se formos para a mesa muito cedo. Bem, logo após o café da manhã, eu faço uma atividade com eles na mesa (geralmente às 8:30). Leitura espiritual de 5 minutos (Atualmente estamos usando Meu livro de arte e oração, da Irmã Wendy Beckett) + Atividades de coordenação, letras, matemática ou lógica. A leitura espiritual tem sido MUITO proveitosa, porque além dos temas (respeito, perdão, família…) há as belas gravuras que permitem a nossa apreciação e comentários – além de outras atividades. Hoje mesmo olhávamos a pintura do martírio de São Clemente Papa; as crianças resolveram recriar a gravura com lego, de modo que uma das peças é o Papa Clemente que têm sido carregado para lá e para cá ao longo do dia. Dito, isto, terminamos a atividade depois de uns 30 ou 40 minutos e eu sigo para a minha arrumação.

  • Lei aqui em casa: Após cada refeição eu limparei a mesa e o chão em 15 minutos no máximo.
  • 9:20 – Primeiros 40 minutos. Segundo o cronograma de arrumação: Segunda, Quarta e Sexta, aspirar toda  a casa + colocar roupas para lavar. Forrar camas e arrumar quartos. As crianças ajudam com comandos (arrumar brinquedos, levar o que for delas para a estante, trazer roupas e jogar na máquina, forrar camas do jeito bagunçado deles, rs). Terças e quintas: Forrar camas, limpar pias e vasos sanitários dos banheiros.
  • 10:00 – Atividade 1 do quadro, no que diz respeito a: brincar de massinha, ir caminhar um pouco na rua, molhar as plantas, dançar, fazer exercícios.
  • 10:45 – Fazer almoço. É o momento em que as crianças fazem a atividade “Antes do almoço”, descrita no quadro. 12:00 – Almoço. Depois: lavar todos os pratos sujos no período da manhã. 13:00 – Descanso
  • 13:30 – Mais 30-40 minutos de arrumação (logo após o descanso do almoço de 30 minutos): Segunda, Quarta e Sexta – recolher roupas, se já estiverem secas. Dobrar e guardar. Ajeitar a sala, como de costume. Quarto das crianças, se não deu para fazer de manhã.
  • Depois é hora de dar banho nos 2. Das 14:10 às 14:50, eles assistem desenho. Cada um pode escolher um episódio de 20 minutos.
  • 14:50 – 15: 15: Lanche
  • 15:10 – Livros. Leitura em voz alta. Brincar e conversar com eles.
  • 15:45 – Soneca.
  • 18:00 – Fazer jantar, quando houver jantar (ás vezes tomaremos café). Se a roupa não estava seca, eu recolho nesse horário e guardo. Após o jantar, é manter a sala arrumada e a cozinha. Meu marido sempre ajuda e há dias em que eu não faço nada nesse horário. Segundas e quintas: passar pano na cozinha. Às quartas: passar pano na sala.
  • Antes do Papai chegar, é comum fazermos mais uma atividade, como as sugeridas em Atividade 2, no quadro. Ás vezes eles ainda estão dormindo ou cansados, e não fazemos nada programado.
  • À noite, há oração em família e muitos livros. O papai e eu nos revezamos. Há também pelo menos meia hora de brincadeira de faz de conta: o papai ou eu, ou os 2 juntos. Lego, fantasias, bonecas ou jogamos. Antes de dormir, mais umas 2 histórias.
  • Aos sábados, minha irmã me ajuda com a faxina: ela lava os banheiros. É o dia em que meu marido e eu passamos pano nos quartos. Eu aproveito para arrumar estantes e ele corta a grama da frente e também lava a garagem. Como dividimos, não ocupamos tanto o nosso sábado e sempre fazemos alguma coisa legal em família.

É isso! Lembrando que não é perfeito. A casa nunca está arrumada como eu gostaria, é mais um plano de sobrevivência. Eu sei que não posso passar muito tempo arrumando porque eles estão comigo o tempo todo e demandam atenção. Há semanas em que as roupas acumulam na cadeira do quarto. Em dias de muito cansaço, “dobro a meta” do desenho e eles assistem de tarde e também à noite. Mas esses dias são raros, às vezes ocorre 2 ou 3 vezes no mês. Minha casa está sempre precisando daqueles socorros, como: lavar a cozinha (e não apenas passar pano); desengordurar tudo da cozinha, como paredes; arrumar a lavanderia com esmero…

Olhando para o papel, não parece ter tantas coisas assim para serem feitas… mas há. Primeiro porque há coisas que não estão descritas. Por exemplo: em dias de aspirar a casa é claro que os cômodos tem que estar em ordem, sem nada no chão, e esses são os dias em que eu fico bem enérgica para tirar tudo do caminho. As crianças são um grande trabalho à parte. Bagunçam muito, apesar de meus esforços. Passe o dia todo com eles e você vai passar o dia arrumando duas ou três vezes o mesmo cômodo, pelo menos as coisas espalhadas depois de estudar, pintar, brincar…  A cozinha fica incrivelmente suja depois de cada refeição, principalmente no almoço – me refiro ao chão, com restos de comida. Preciso pegar um pano e limpar as áreas mais afetadas todos os dias, às vezes mais de uma vez. Essa rotina é para os dias em que não saímos. Duas vezes por semana, em dias que nunca são fixos, passeamos. Às vezes não altera muito a nossa rotina, porque saio depois do café e volto para almoçar. Já as roupas são a minha grande dor de cabeça: parece que o serviço com elas é eterno. Juntar roupa e pôr na máquina. Estender no varal. Recolher, dobrar, guardar. Eu só passo roupa na hora de sair. As roupas de casa eu não passo, tiro com cuidado do varal e vamos nos virando (não tem como, na minha realidade, separar tempo para isso).

Há muito o que melhorar, é mais um post para mostrar como eu sobrevivo do que indicar um sistema que está sendo “um sucesso”, rs. Ontem mesmo fiz uma lista de coisas em geral, na casa, no HS e de ordem espiritual, que eu preciso melhorar, e também metas para a família. Que Deus me ajude!

Anúncios

11 comentários sobre “Tarefas de casa + Rotina de homeschool

  1. Boa noite! Quero dar uma dica. Não tenho filhos mas tenho uma rotina bem atarefada. Para amenizar o trabalho com a limpeza da casa, uso aquele esfregão da polishop. É bem prático. Salve Maria!

  2. Estou completamente encantada *-* Não tenho filhos, não me casei (ainda <3), mas quando eu tiver uma família que ela seba tão abençoada quanto a sua. Salve Maria Puríssima!

  3. Luciana obrigada por partilhar! Me ajuda muito ler seus posts e estava precisando ler algo sobre a rotina doméstica, me cobro muito com relação à arrumação da casa, percebo que apesar da rotina pré estabelecida, haverá dias em que não conseguiremos segui-la a risca. Gostei muito sobre esse tempo para leituras espirituais, rezamos todos os dias juntas, mas as leituras ainda não coloquei um horário fixo e com isso vamos deixando e acabamos não fazendo todos os dias, vou colocar na rotina.Deus te abençoe imensamente.Salve Maria!!!

    • Salve Maria!
      Que bom saber de tudo isso! estou sem poder tirar fotos, mas quero mostrar como essa leitura tem feito a diferença nos nossos dias!

  4. Salve Maria!

    Luciana, primeiramente gostaria de agradecer por você compartilhar suas experiências e sua rotina, são inspiradoras!

    Estou grávida de 7 meses da nossa primeira filha e eu e meu marido estamos nos preparando para fazer o homeschooling com nossos filhos, todo seu marerial tem nos ajudado bastante!

    Nos preocupamos muito com o ensino católico e tenho preparado desde já alguns materiais para serem trabalhados, gostei muito dos bonequinhos de feltro que representam santos e santas e gostaria de saber se vocês mesmos confeccionaram ou se ja compraram pronto, se você puder me indicar o local onde compraram ou se pegaram os moldes em algum lugar para confeccionar ficaria muito agradecida!

    Muita força em seu trabalho e parabéns!

    Obrigada!

    Mariana

  5. Olá Luciana, Salve Maria! Conheci o seu blog hoje e já li vários posts, provavelmente esse será meu blog favorito de agora em diante!!!! Quantos anos tem seus filhos? Sou católica,casada, tenho dois filhos , Davi de 6 anos e Melissa de 2, achei fantástica a sua rotina, ei ainda trabalho meio período, e a quando estou em casa sinto que ando em círculos, eu estou sempre fazendo alguma coisa e a casa nunca esta arrumada e as crianças estão sempre com a tv ligada!!!! Queria tanto ser uma mãe melhor. Obrigada por partilhar sua rotina conosco, me inspira a lutar.

  6. Pingback: Planejamento semanal 2017 (quadro, lição de casa e mais) | As chamas do lar católico

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s