Materiais Pedagógicos: livros

Salve Maria!

Muitas pessoas me perguntam: Qual o livro didático que você utiliza com as crianças? Minha resposta: eu faço minha própria seleção de livros que formariam um “bom livro didático.”

Livros didáticos – para a idade dos meus filhos ou para qualquer idade – deixam muito a desejar no Brasil. Incompletos, mal redigidos, doutrinários, bobos… conheço muitos, mas nenhum bom.

Claro que um material pronto é um excelente facilitador no dia-a-dia.


Caligrafias baratas e outros livrinhos de atividades simples

p1

Você encontra este conteúdo na internet: pontilhados diversos, caligrafia letra cursiva, bastão e atividades com números… mas estes livrinhos são tão baratos que compensam a impressão: já vem prontos, organizados e são bonitinhos. São um bom complemento para as séries de atividades lúdicas que eu faço com eles, trabalhando o alfabeto, matemática, etc… A Lupita gosta de fazer, e ela geralmente pede, embora nunca consiga fazer muito o trabalho de cópia (quando ela se cansa eu considero um bom limite). O importante é que todos os dias ela trabalhe a coordenação motora e a fixação: os livrinhos ajudam, mas ela também usa o quadro branco e eu tento alguma coisa nova.

CARTILHA DE CALIGRAFIA

CALIGRAFIA DIVERTIDA

APRENDENDO OS NÚMEROS


Passatempos são na verdade exercícios de lógica

p2

Se você pegar os bons livros pedagógicos americanos para crianças pequenas verá que eles são uma coleção de atividades que poderiam facilmente estar num bom fascículo de passatempos. Como eu já trabalhei com dezenas desses livrinhos para kindergarten eu sei que, no Brasil, um bom substituto são os livros de passatempos. Não aqueles que têm apenas figuras de colorir ou coisas muito simples, mas os que têm propostas de lógica –  mesmo em bancas você pode encontrar exemplares assim.

A Edições Usborne lança livrinhos de passatempos nesse molde. Eles servem para que você tome conhecimento com modelos de exercícios que você pode facilmente reproduzir: seja no caderno, usando o computador ou usando materiais manipuláveis na vida real.

Se você pode importar livros pela Amazon.com, eu recomendo os livrinhos da School Zone Workbooks, geralmente entre 3 e 6 dólares. Principalmente os títulos Thinking Skills, Does it belong, Preschool Basics.

PASSATEMPOS E JOGOS

PRESCHOOL BASICS


Livros de Ciências

p3

Eu já comentei com vocês que gosto de livros com experiências práticas para ensinar Ciências. Para a idade dos meus filhos a coleção Pequenos Cientistas é perfeita. Outro investimento que eu gosto de fazer é em livros de curiosidade científica, como este da Usborbe, “De onde vem a chuva?”. Permite passar informações simples, de forma lúdica, e é bem adequado para a faixa etária deles.

PEQUENOS CIENTISTAS

DE ONDE VEM A CHUVA?


Ciências – Artes

p4

Já que estamos falando de Ciências, uma coleção bem legal é Arte com Ciência, que permite a introdução de conceitos das Ciências – ilustrados com obras de artes! Para todas as idades. As crianças já conseguiram aprender muitas coisas, como vulcões, tornados, tipos de floresta.

ARTE COM CIÊNCIA

p5

ABC ATÉ Z

LIVRO DE ARTE COLORIR

SANTOS E ANJOS

FAMÍLIAS ANIMAIS

2 comentários sobre “Materiais Pedagógicos: livros

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

