Os melhores livros – crianças até 2 anos

Salve Maria!

Neste post eu reúno uma lista de livros para crianças até 2 anos. Já perdi a conta de quantas vezes respondi, por mensagem e no Facebook, a mesma pergunta: Que livros comprar para meu filho pequeno, de até 2 anos?

O que, aliás, é uma ótima pergunta. Afinal, muitos pais tendem a achar que não é preciso investir muito e nem em boa literatura para os filhos nesta fase, já que a criança não fica muito tempo ouvindo histórias e se interessa mais em morder os livros que folheá-los.

Eu tive uma ótima experiência com meus dois filhos. Lupita, como a maioria dos filhos mais velhos, tende naturalmente à leitura, enquanto Dimitri é agitado. Mas ambos gostam – e muito – de ler. Esta lista funcionou bem com eles. Filhos de temperamentos distintos, de gêneros distintos. E uma mesma lista bem-sucedida.

Esta lista funciona mais ou menos como uma “dieta”. Coloque de tudo um pouco. Seja proporcional, procure não desprezar nada e leia todos os dias – MESMO – para seu filho, de preferência em dois ou mais momentos.

P.S.: É importante dizer que uma boa parte destes livros continua sendo uma excelente leitura para a criança, a medida em que ela cresce.

** Os links que direcionam à Amazon revertem para mim (eles estão indicados nos títulos em negrito, quando houver). Significa que clicando neles, e comprando qualquer livro na Amazon (não precisa ser o mesmo título do link, pode ser qualquer livro ou e-book), eu ganho aproximadamente 10%. Esse dinheiro será revertido para compra do material escolar dos meus filhos no ano que vem. Obrigada!

Leia em voz alta desde os primeiros dias do bebê

Eu lembro de ler para a minha filha o livro “Tonho choca o ovo”, de Dr Seuss, desde que cheguei da maternidade. E ainda mostrava as figuras (acredite, ela balançava as pernas efusivamente nesta parte; então, ela estava se divertindo à maneira dela).

É um momento que será  educativo tanto para você quanto para o bebê: um tempo tranquilo na sua rotina; fazer disto uma rotina. Os livros de Audrey Wood são maravilhosos para isto! Eles são criativos e contam com as belas ilustrações de Don Wood.


14874967_700350536783900_1129137226_n

1 – O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado  (o preferido de Dimi antes mesmo dele completar 1 ano)

2 – A casa sonolenta  (Com 1 ano e meio Dimi sabia este livro de cor)

3 – A bruxa salomé  (com texto mais extenso, recomendo a partir de 1 ano e meio)

4 – O rei bigodeira e sua banheira

5 – Rápido como um gafanhoto (uma comparação por página, à exemplo do título)

Procure por outros títulos dos autores.

Outros títulos interessantes:

14961307_703601473125473_1741822049_n

1 – O leão e o camundongo  (Livro sem texto sobre a famosa fábula de Esopo)

2 Onde vivem os monstros

3 – Pedro Coelho (este é o famoso Peter Rabbit!)

4 – O cavaleiro e o dragão – Tomie de Paola (Nós adoramos este livro, mas só em sebos)

5 – O homenzinho da maçã e a mulherzinha da maçã – Marta Koci (As páginas caíram em dois meses de tanto que lemos. Apenas em sebos)

14971784_703620583123562_1499712763_n

6 – O dia de Chu (amo as ilustrações deste livro)

7 – O livro de música das crianças (poucos e bons livros musicais encantam as crianças)

8 – Tambores, Clarineta… (uma coleção da Cosac Naify, muito interessante para os pequenos, veja os outros títulos)

9 – Bichodário

10 – É um livrinho (singelo, mas muito interativo)

11 – Panela de arroz (personagem clássico da literatura infantil brasileira, Maneco Caneco)

Livros curtos, livros de “palavras”, livros de Imagens

Em inglês, “picture books”. Há uma grande variedade de bons livros nesses moldes. Vocês sabem, esses livros são muito importantes para a aquisição de vocabulário da criança. Não os subestime, só porque eles trazem uma frase por página. Até os 2 ou 3 anos, esses livros são fundamentais. A criança aprende pela observação, pelo que vai ouvindo no mundo ao seu redor. Mas o seu cotidiano é limitado. Até os 2 anos é possível que seu filho veja poucos animais com os próprios olhos. Mas com a ajuda de livros simples de animais, você poderá brincar com eles de identificar os bichos, comentar suas cores, tamanhos, feições. Livros com objetos e cenas do cotidiano também são excelentes. A editora Usborne tem alguns títulos para atender essas necessidades, os “Primeiras palavras”.

14972053_703613269790960_2146376065_n

1 – Minhas primeiras palavras

2 – Com meus dedinhos… animais

3 – Primeiro livro de sons – Edicare

4 – Clifford e o som dos animais

14958660_703613296457624_386823354_n

5Nina, a gatinha (Livro de banho com personagem do livro Malhado Miau, de Julia Donalson)

6 – Eu sou um elefantinho… – Fraçois Crozat  (Apenas em sebos. Há variações: Eu sou um bebê panda, Eu sou um dinossauro…)

7 – Uma lagarta muito comilona (este livro é um clássico! Há outros títulos do mesmo autor que valem a pena)

Histórias Rimadas, Poesia, Contos e Fábulas

Para uma boa consciência fonológica, invista em histórias rimadas. Não é tão fácil de encontrar aqui no Brasil. Muitos livros, ainda por cima, não tem uma tradução rimada, ou elas não são muito boas. Mas estes são alguns exemplos que eu usei e indico:

14962246_703601409792146_228105602_n

1 O gatola de Cartola (Eu amo Dr Seuss!)

2 – Malhado Miau (este livro é muito legal mesmo!)

3 – Pêssego, pêra, ameixa no pomar (procure os personagens dos contos de fadas)

4 – Tonho choca o ovo (Dr Seuss sempre vale a pena)

Poesia em Língua Portuguesa

14936939_703619003123720_314324598_n

1 – A televisão da bicharada

2 – A arca de Noé

3 – Ou isto ou aquilo

Eu invisto em exemplares de coleções antigas do Mundo da Criança. pois eles trazem poemas, rimas, parlendas e contos clássicos do mundo todo, com ilustrações coloridas, que enriquecem muito. Você deve ter pelo menos 1 livro com coleção de contos de fadas e 1 com fábulas de Esopo, ambos bem ilustrados. Aos poucos, você pode acrescentar novos títulos (eu estou sempre comprando novas edições).

14937086_703610303124590_1973633166_n

1 – O mundo da criança Volume 1: Contos e Poesias (década de 90)

2 – O mundo da criança (capa vermelha, década de 50. Volumes 1, 2 e 3)

3 – Fábulas de Esopo

4- Contos de fadas clássicos

Livros meigos

Com o mesmo princípio dos “picture books”, livros curtos, porém que já contam uma pequena história. Eu procuro títulos visualmente atraentes, com temas de interesse (cavaleiros medievais, bichos da floresta, fazenda, etc.) que ofereçam um bom vocabulário.

14997208_703601363125484_1212845533_n

Estes livros são mais para dar uma ideia do que você pode escolher, dependendo dos temas que vocês queiram. A maioria destes livros já está esgotada. Como eu gosto do meu livro de histórias e Clarineta… você encontra na Amazon.

Histórias Bíblicas

14961394_703601503125470_136773576_n

Para essa fase, tenha pelo menos 1 bíblia infantil que eles possam manusear; 1 livro sobre A arca de Noé e 1 livro sobre o nascimento do Menino Jesus.

1 – O nascimento do Menino Jesus, o primeiro Natal

2 – Arca de noé, da editora Libris

3 – Bíblia em Rimas, da editora Paulinas

4 – A bíblia do Bebê, com páginas duras

5 – A arca de Noé, gire e descubra


Eu devo ter esquecido alguma coisa importante, mas creio que isto já ajudará muita gente (e deu um bocado de trabalho, rs). Eu recomendo vivamente Para a criança brincar com Arte e Meu primeiro livro de arte.

Fiquem com Deus!

3 comentários sobre “Os melhores livros – crianças até 2 anos

  1. Lu, excelente a postagem!! Muitíssimo obrigada por compartilhar! Alguns destes eu já tive a oportunidade de ler para minhas filhas. Da lista, eu tenho apenas a Bíblia para Crianças em Rimas (é lindo e tem ilustrações bacanas). Um abraço! Vou imprimir e ver o que consigo adquirir. :)

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

