[História] Crianças como você

historia-homeschool

“Crianças como você” é um livro da década de 90 (encontrado em sebos) com perfis de crianças do mundo todo, mostrando culturas diferentes e hábitos cotidianos –  o que  facilita a compreensão da proposta do livro. Ano passado foi o livro de “História” que mais utilizamos.

16468645_757397764412510_2054645681_n 16507702_757397701079183_95680687_n

Disposição das páginas internas do livro

Para a minha surpresa, meus filhos, embora pequenos, se interessaram muito pelo livro. Funciona mais ou menos como um álbum de fotografias, e logo eles estavam pedindo para verem novamente a Celina, Olia e outras crianças. Por muitas vezes, ao longo do ano, meus filhos foram capazes de associar estas culturas em coisas que líamos ou encontrávamos no cotidiano; Lupita era capaz de dizer que “Na África ou China, se costuma fazer assim…” (acho que foram destas conversas que ela aprendeu tão bem a empregar o verbo costumar, neste sentido).

Para fechar, eu resolvi produzir páginas para os dois, nos mesmos moldes do livro. Primeiro, eu os entrevistei, perguntando quais eram seus interesses. Como mãe, eu tinha seus livros e gostos como previsíveis, mas é curioso como eles apontam coisas diferentes a depender do momento particular (Lupita tinha acabado de ganhar o livro sobre o urso panda e o definiu como seu livro favorito). Tentei também manter o espírito de espontaneidade do livro. Pedi a Dimi que dissesse algo sobre sua irmã e ele disse que amava a Lupita, mas que “às vezes ela lhe dava língua” e é isto que eu coloquei no nosso painel.

As fotos foram selecionadas e recortadas – em parte – por eles, que coloram na cartolina. Eu fiz as legendas e expliquei para eles como a montagem estava sendo feita, de modo que à noite eles foram capazes de fazer uma apresentação completa e muito bem parafraseada do próprio painel.

17078203_771679426317677_923265161_n

17078493_771685839650369_973142160_n

Uma atividade simples para fazer em casa, mas que permite trabalhar habilidades novas (apresentar para o pai foi um ótimo ganho para eles.)

Este blog tem proteção contra comentários com conteúdo impróprio e palavras de baixo calão. Críticas só construtivas. Obrigada!

